O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Protestos online

Torcedores usam tecnologia de realidade aumentada para protestar no Catar

As autoridades locais têm reprimido manifestações de apoio aos direiros LGBTQIA+

Postado em 7 de dezembro de 2022 por admin

Desde o início da Copa do Mundo 2022 no Catar, as autoridades locais têm reprimido manifestações de apoio aos direiros LGBTQIA+, já que é crime ser gay no país, com punição de até três anos de prisão.

Uma empresa brasileira de publicações futebolísticas decidiu driblar ações da policia local, com a criação de uma ferramenta de realidade aumentada que pode ser usada por torcedores que assistem aos jogos na capital, Doha.

O filtro, gratuito no SnapChat, pode ser utilizado para transformar digitalmente qualquer tipo de tecido, aprovado a entrar nos estádios pela FIFA, em uma bandeira do orgulho LGBTQIA+. Para usar o filto, basta procurar por “Pride Nation” no aplicativo.

Repressão no Catar

Tem sido forte a repressão a qualquer tipo de protesto no Catar, principalmente as relacionadas a comunidade LGBTQIA+. No final de novembro, torcedores americanos e galeses foram impedidos de entrar em estádios por estarem usando camisas com as cores do arco-íris, enquanto outros foram instruídos a esconderem os itens.

A FIFA também impediu manifestações que seriam feitas pelos jogadores, ao barrar que eles entrassem em campo usando braçadeiras com o dizer “One Love”. O símbolo, de solidariedade à comunidade Queer, seria usado por sete seleções europeias, mas foram forçadas a abandonar os protestos ou seriam submetidos a punições.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também