ChatGPT: conheça o robô que viralizou por ter resposta para quase tudo
Mais de 1 milhão de usuários desafiaram o robô com todos os tipos de perguntas e tarefas
Quem já “conversou” com os chats automáticos, o famoso chatbot, sabe que é preciso ter muita paciência. Ou você fica apenas nas opções apresentadas ou a máquina se perde, não sabendo o que responder, e acaba encerrando a conversa ou acionando um atendente humano.
Mas de uns dias para cá, um desses chatbots começou a virar assunto nas redes sociais: o ChatGPT. Desde que foi descoberto para ser testado por qualquer pessoa, há quase uma semana, mais de 1 milhão de usuários desafiaram o robô com todos os tipos de perguntas e tarefas, como músicas e poemas.
A página de teste do ChatGPT teve tanto acesso, que na última terça-feira (6), apresentou instabilidade. Como “complemento” do bot, ele tem um elo com uma das figuras mais polêmicas atualmente: Elon Musk. O bilionário é co-fundador da OpenAI, startup de inteligência artificial que criou o chatbot.
O ChatGPT funciona como as assistentes de voz Alexa e Siri, só que em texto. Essas respostas são rápidas e detalhadas e com um texto fluente. Além disso, ele também faz contas matemáticas e consegue escrever códigos em linguagem de programação.
Segundo seus criadores, ele também “admite seus erros, põe em xeque ideias incorretas e rejeita pedidos inapropriados”.
Como funciona
Disponível neste link como uma página de bate-papo, o ChatGPT foi treinado por inteligência artificial e aprendizado de máquina.
A ideia é de que a máquina replique automaticamente o pensamento e atuação das pessoas. Por isso, quanto mais interação existir com humanos, mais a máquina se aprimora. Pensando nisso, a página do ChatGPT incentiva que as pessoas dialoguem com ele.
Para gerar a informação, o chat usa textos disponíveis na internet.
Como testar
Qualquer pessoa pode entrar no site e testar o chatbot. A empresa pede para que os usuários criem uma conta antes e, minutos depois, já é possível interagir com robô.
- Acesse o site;
- Toque em “Sing Up” para criar uma conta;
- Depois, “Create an OnpenAI account”;
- Informe um e-mail, senha e confirme a criação;
- Após criar a conta, toque em “Try it” no topo da tela;
- Inicia a conversa com ChatGPT.
Por ser um período de teste, pode haver instabilidades devido ao grande número de acessos.
Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.