Saiba quem é o cacique Serere Xavante, cuja prisão motivou protestos em Brasília
Apoiador de Jair Bolsonaro, o líder indígena usou as rede sociais para fazer críticas e ameaças ao ministro Alexandre de Moraes
José Acácio Serere Xavante, conhecido como cacique Tsereré, é um pastor indígena de 42 anos, cuja prisão motivou os protestos em Brasília na noite desta segunda-feira (12).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão temporária do cacique, com o prazo inicial de 10 dias, pela acusação de condutas ilícitas em atos antidemocráticos.
A decisão se baseou no pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e se fundamentou na necessidade de garantia da ordem pública, diante dos indícios da prática dos crimes de perseguição, ameaça e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, previstos no Código Penal.
A Procuradoria disse que ele vem utilizando de sua posição de cacique para influenciar indígenas e não indígenas a cometer crimes, mediante a ameaças e perseguições ao ministro do STF, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.
Após a prisão do líder indígena, os manifestantes tentaram invadir o prédio da Polícia Federal em Brasília. Clique aqui e entenda!