Record está construindo conteúdo multiplataforma
Emissora aposta em programas que convergem entre mundo ditigal e televisão
Na noite de quinta-feira (15), a Record Tv chegou ao final da 14ª edição do reality show A Fazenda. Pela primeira vez, o programa teve a sua versão no metaverso, onde os fãs visitaram a sede. A iniciativa da emissora em levar esse ambiente para o mundo digital é uma das apostas para aprimorar a presença multiplataforma da Record.
O grupo tem a intenção de fazer com que as programações ganhem extensões que complementem os programas tradicionais da grade, chegando a um público mais diverso, que muitas vezes não acompanha somente a TV, mas que está presente em multicanais.
Para isso, a emissora aproveita os caminhos que tinha em mãos. Com o portal R7, a Record alavanca notícias para a sua programação. Pelo streaming, PlayPlus, é possível rever as reportagens, acompanhar desdobramentos de temas apresentados no JR 24 horas ou no Domingo Espetacular. As transmissões dos reality shows em tempo real, conecta os fãs com os jogadores, além de iniciativas que são realizadas na sede da Fazenda com o foco no digital, como a “Cabine de Descompressão”, comandada por Lucas Selfie.
Multitela nos campos
Em 2022 a Record trouxe de volta para a sua grade de programação o futebol. Com a exibição dos campeonatos Paulista e Carioca, a emissora apostou em um formato multiplataforma para as transmissões, levando o conteúdo para o seu streaming e para o portal R7. As partidas contaram com novidades tecnológicas, como a entrada multitelas durante alguns lances, com câmeras focando nos jogadores e comissão técnica. Para a emissora, essa foi a chance de acompanhar a competição de um modo diferenciado.
“Olhamos o conteúdo e entendemos como ele ia performar. A partir de um estudo percebemos que os comentários de um jogo de futebol são muito intensos no Twitter, por exemplo. O primeiro desafio foi como fazer isso de uma maneira diferente, de trazer essas pessoas que vivem no mundo digital para comentar o nosso jogo”, explica a diretora de conteúdo digital e transmidia da RecordTV, Bia Cioffi. Por esse motivo, Silvio Luiz e os humoristas Carioca e o Bola comandaram as transmissões digitais do Paulistão.
Desafio do jornalismo multitela
Para o jornalismo, o desafio foi um pouco maior. O JR 24 horas já era um formato consolidado e tradicional na televisão e, por isso, seu planejamento foi mais cuidadoso. Começou com transmissões ao vivo das edições no YouTube da emissora e em outras plataformas digitais do canal. Depois, uma parceiria com a plataforma TikTok levou o conteúdo para as redes sociais. Já nesse caso, Bia Cioffi explicou que a emissora entendeu a exitência de uma demanda dos usuários da plataforma no consumo de notícias, por isso a decisão de chancelar um conteúdo que fosse informativo e seguro.