O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Desde que assumiu

Papa Francisco diz ter carta de renúncia em caso de problema de saúde

Declaração foi dada em entrevista ao portal espanhol ABC, no domingo (18)

Postado em 19 de dezembro de 2022 por Francisco Costa

O papa Francisco disse que tem uma carta de renúncia pronta, caso tenha problemas de saúde repentinos que o impeçam de exercer a função. A declaração foi dada em entrevista ao portal espanhol ABC, no domingo (18).

Segundo o católico, o documento está com o secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, desde que ele assumiu o cargo. “Assinei e disse-lhe: ‘Em caso de impedimento por motivos médicos ou sei lá o quê, aqui fica a minha demissão’.”

De acordo com ele, esta é a primeira vez que revela a “demissão”. “Agora alguém irá pedir a Bertone: ‘Dê-me o pedaço de papel!’. Ele provavelmente o entregou ao cardeal Pietro Parolin, o novo secretário de Estado.”

A carta de demissão não é algo inédito. O mesmo foi feito pelo papa Paulo 6º. O religioso exerceu o papado de 1963 a 1978.

Além disso, uma renúncia já ocorreu (a primeira em mais de 600 anos): o papa Bento 16 deixou o cargo em 2013, alegando saúde frágil e idade avançada, e foi sucedido pelo papa Francisco.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também