Polo aeronáutico de Aparecida anuncia processo seletivo para estagiários; confira
O anúncio ocorreu em meio a visita promovida pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da UFG
O polo aeronáutico Antares, em construção na cidade de Aparecida de Goiânia, anunciou que a partir de fevereiro de 2023 abrirá um processo seletivo para a contratação de estagiários, que irão atuar no canteiro de obras do aeroporto.
O anúncio ocorreu durante visita técnica dos alunos do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Goiás (UFG), feita no início deste mês. “Ainda não definimos o número de vagas, mas certamente com o avanço das obras, teremos essas oportunidades para oferecer”, informou Marcos Alberto, sócio-empreendedor do Polo.
A atividade fez parte da 6ª Mostra Acadêmica de Engenharia de Transportes (MAET), promovida pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da UFG. No futuro local do aeroporto, os alunos puderam visualizar na maquete, como o posicionamento das cabeceiras da pista, da área de taxiamento e o laboratório de solo instalado dentro da obra.
“Nesse laboratório fazemos análises e ensaios geotécnicos que subsidiam todas as nossas tomadas de decisões de forma a garantir a viabilidade e segurança total da obra, especialmente neste momento de terraplanagem”, explicou aos alunos o engenheiro civil Breno Luiz Rojas.
Leia também:
- Cerimônia de lançamento comemora andamento das obras do novo polo aeronáutico da Região Metropolitana
- Daniel Vilela e Gustavo Mendanha ficam lado a lado para lançar polo aeronáutico em Aparecida
Oportunidade
Para o professor e vice-coordenador do curso de Engenharia de Transportes, João Paulo Souza Silva, uma visita técnica como a realizada ao Antares representa uma oportunidade ímpar para complementar a formação acadêmica dos alunos da graduação.
“Momentos como esses, fazem com que eles possam ver na prática como os conteúdos teóricos são empregados no cotidiano da prática da profissão”, pontua o professor, que também acompanhou a visita juntamente com sua colega, a professora Michelle Carvalho Galvão, responsável pelas disciplinas de Projeto de Aeroportos, Tecnologia Aeroviária e Laboratório de Tecnologia Aeroviária na UFG.
João Paulo explica que o contato entre empresa e meio acadêmico oportuniza interações entre as instituições, diminuindo a distância entre teoria e prática profissional. Ele destaca ainda que por meio desse relacionamento entre universidade e setor privado é possível estabelecer parcerias com ganhos mútuos. “A academia auxilia a empresa no desenvolvimento de soluções fundamentadas na ciência, e por outro lado a empresa ajuda na inserção dos profissionais no mercado de trabalho”, pontua o professor.
O empreendimento
Com o início de suas operações previstas para 2024, quando será entregue a primeira de suas cinco etapas, o Antares é um empreendimento capitaneado por cinco empresas goianas: Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e a RC Bastos Participações.
O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 100 milhões e ocupará uma área de 209 hectares. Além de uma pista de pouso e decolagem para a operação de aeronaves de pequeno, médio e grande porte, o Antares contará com uma ampla infraestrutura voltada para os serviços de aviação, como hotel executivo, hangares, heliponto, terminal de passageiros, restaurante, áreas para carga e descarga, estacionamento para aeronaves e hangares para empresas de manutenção e de logística.