Alckmin toma posse como ministro da Indústria e Comércio Exterior
Com a indicação, Alckmin acumula duas diferentes funções no Governo: a de ministro e vice-presidente

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) toma posse como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da gestão encabeçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta quarta (4/1).
A cerimônia, que deve começar em instantes, será no Palácio do Planalto em Brasília. Alckmin foi indicado ao posto por acumular larga experiência administrativa e empresarial. O ex-tucano, vale lembrar, governou São Paulo por quatro ocasiões. Com a indicação, Alckmin acumula duas diferentes funções no Governo.
Dentre os objetivos da pasta está a promoção do desenvolvimento industrial do País, bem como a contribuição para o crescimento econômico por meio da intensificação do comércio exterior e do fortalecimento do mercado interno.
Conforme lembrado pelo jornal Metrópoles, o político é o terceiro vice a assumir um ministério, o segundo em um governo Lula. Na primeira vez, o então vice de Lula, José Alencar, foi ministro da Defesa, de 2004 a 2006. Mais tarde, já no governo Dilma (2015) foi a vez do emedebista Michel Temer assumir o comando da Secretaria de Relações Institucionais.