Margareth Menezes convoca técnicos do IPhan e determina levantamento de patrimônio histórico destruído em ataques
Ministra classifica como “urgente” a recuperação e restauro dos patrimônios
A ministra da Cultura Margareth Menezes determinou, na manhã desta segunda-feira (9), que o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan) faça um levantamento de todo o patrimônio histórico que foi destruído nos ataques aos Três Poderes neste domingo (8).
“O mundo assiste, estarrecido, à violência do terrorismo contra o estado democrático brasileiro. A dilapidação do patrimônio público e da consciência livre do nosso povo não será tolerada. Os culpados serão identificados e rigorosamente punidos na forma da lei”, escreveu a ministra no Twitter.
Ela ainda informou que recebeu uma ligação da diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, que se colocou à disposição para contribuir com a reforma e recuperação das sedes dos Três Poderes e outras áreas depredadas.
“Convoquei para a tarde de hoje (9) uma reunião com Maurício Goulart e demais técnicos do Iphan e já contamos também com a colaboração de um grupo de especialistas e restauradores de arte de todo o país”, informou a ministra.
Margareth Menezes classificou como “urgente” a avaliação dos danos e início da recuperação e restauro do patrimônio “que foi brutal e absurdamente arrasado”.
Entenda: Três Poderes prometem punir terroristas e financiadores de vandalismo em Brasília