O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 27 de agosto de 2024
Levantamento

Ministério da Economia aponta Goiânia como melhor cidade para se fazer negócios no Centro-Oeste

Levantamento avaliou 119 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes

Postado em 10 de janeiro de 2023 por Mariana Fernandes
Ministério da Economia aponta Goiânia como melhor cidade para se fazer negócios no Centro-Oeste
Levantamento avaliou 119 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes | Foto: Divulgação/ Prefeitura de Goiânia

Goiânia é a cidade com mais de 500 mil habitantes que possui o melhor ambiente de negócios do Centro-Oeste, é o que aponta o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), em avaliação realizada pelo Ministério da Economia, na última segunda-feira (09). A pesquisa fez um levantamento entres as empresas privadas locais, que disseminam práticas para diminuir a burocracia e os custos de se fazer negócios no município.

Foram avaliados 119 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, com o objetivo de levantar os entraves e as facilidades de acesso ao mercado local, condições de competição com instituições já estabelecidas e a qualidade do ordenamento jurídico vigente.

Goiânia atingiu a média de 553,67 pontos, liderando o ranking entre as cidades da Região Centro-Oeste, atrás apenas de Brasília, que obteve 578,40 pontos. A capital goiana está acima da média nacional, que é de 473,92 pontos.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz, criar um ambiente de negócios positivo em Goiânia sempre foi uma meta da nossa gestão. “A liderança no ICM se soma a outros indicadores, como o crescimento do número de empresas em atividades e oferta de empregos, que apontam para desenvolvimento estruturado da nossa economia”, avalia.

Para os servidores da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Tiago Zancope e Amanda Nunes Carneiro, as informações municipais apontam que Goiânia é uma das cidades mais competitivas do país. “Foi um grande desafio chegar até esse resultado. O trabalho da prefeitura conseguiu manter a cidade de Goiânia como uma das mais competitivas do país, sobretudo, por conta da aprovação do Novo Código Tributário e o Plano Diretor”, destaca Zancope.

“Esse resultado demonstra que as ações do poder público estão surtindo o efeito esperado, colocando a cidade como uma referência para atração de empresas, empregos e a criação de negócios”, afirma Silvio Sousa, Secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa.

Veja também: Petrobras anuncia redução de 11,1% no preço do gás natural

Veja também