Quinta-feira, 28 de março de 2024

Petrobras anuncia redução de 11,1% no preço do gás natural

A redução no preço para as distribuidoras, contudo, não significa repasse imediato para o consumidor final

Postado em: 10-01-2023 às 10h43
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Petrobras anuncia redução de 11,1% no preço do gás natural
A redução no preço para as distribuidoras, contudo, não significa repasse imediato para o consumidor final | Foto: Marcello Casal Jr

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (10/1) que vai atualizar o valor do gás natural. O preço de venda para as distribuidoras vai cair, em média, 11,1% por metro cúbico, a partir do dia 1º de fevereiro, conforme prevê os contratos de distribuição por dutos. A redução é em relação ao valor praticado no trimestre novembro-dezembro-janeiro.

De acordo com a estatal, os contratos preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

“Durante esse período, o petróleo teve queda de 11,9%; e o câmbio teve depreciação de 0,2% [isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 0,2%]. Houve ainda, conforme previsto nos contratos celebrados no final de 2021 e com vigência de 01/01/2022 a 31/12/2025, redução na fórmula de precificação que passou de 16,75% do Brent para 14,40% do Brent”, justificou a empresa.

Continua após a publicidade

Preço final

A redução no preço para as distribuidoras, contudo, não significa repasse imediato para o consumidor final.

Segundo a Petrobras, o preço final do gás natural depende também do portfólio de suprimento de cada distribuidora, das margens das empresas e dos postos de revenda, além dos tributos federais e estaduais.

As tarifas ao consumidor também dependem de aprovação pelas agências reguladoras estaduais.

Leia também: Petrobras reduz em 11,6% preço do querosene de aviação

Veja Também