O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
Atos

Pelo menos 500 pessoas participam de ato em defesa da democracia, em Goiânia

Participantes usaram faixas, cartazes e fizeram pedidos de defesa a instituições

Postado em 10 de janeiro de 2023 por Sabrina Vilela
Pelo menos 500 pessoas participam de ato em defesa da democracia
Pelo menos 500 pessoas participam de manifestação contra invasões bolsonaristas em Goiânia | Imagens: Arquivo Pessoal / Daisy Jorge

Centenas de goianienses participaram, na tarde de segunda-feira (9/1), de uma manifestação em defesa da democracia e contra os atos terroristas que ocorreram em Brasília no último domingo (8/1). O evento ocorreu em diversas capitais e reuniu cerca de 500 pessoas em Goiânia, com início às 18h na Praça Universitária.

Com duração de quase três horas, a manifestação foi realizada pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania. O ponto de partida foi a Praça Universitária, depois o grupo se deslocou pela avenida Anhanguera e terminou na Praça dos Bandeirantes.

Os participantes usaram faixas, cartazes e fizeram pedidos de defesa a instituições que sofreram com os ataques terroristas. Também tiveram pessoas que usavam roupas e bandeiras em apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O levantamento feito pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) apurou 33 atos em todo o Brasil e oito atos em outros países.

A vice-presidente regional Centro-Oeste da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Daisy Jorge participou da manifestação desta segunda-feira (9/1) e conta que enquanto ocorria os atos de vandalismos nas sedes dos Três Poderes, o movimento estudantil juntamente com as centrais sindicais e os movimentos sociais articulavam as manifestações a favor do estado democrático de direito.

Daisy Jorge explica ainda que o objetivo principal das manifestações foi a defesa da democracia e demonstração de que a população brasileira não compactua com as ações de vandalismo contra o patrimônio público.

“Na manhã de segunda-feira, o fórum goiano se reuniu para articular a manifestação em Goiânia. Nossa expectativa era de um número reduzido de participantes devido o chamado de última hora, já que os atos de vandalismos ocorreram no domingo (8), e os atos estavam marcados para a segunda-feira, um dia após a calamidade instaurada nas sedes dos Três Poderes, no Distrito Federal. No entanto, a população goianiense nos surpreendeu ao ocupar a praça universitária, seguindo pela avenida Anhanguera e terminando na Praça dos Bandeirantes. Todos os manifestantes entoavam palavras de ordem, principalmente com o pedido de sem anistia para os vândalos e do ex-presidente da república”.

Veja vídeo da manifestação na Capital:

Leia também:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.