7 livros para entender as questões indígenas no Brasil
Confira algumas leituras que mostram a importância das etinias indígenas para a formação cultural do Brasil

Os povos indigenas foram os primeiros a habitarem o território brasileiro e, mesmo assim, ainda hoje eles lutam para se materem vivos e pelo reconhecimento de seus direitos. Confira aqui algumas leituras que mostram a importância das etinias indígenas para a formação cultural do Brasil.
A Queda do Céu: Palavras de um xamã Yanomami – Davi Kopenawa e Bruce Albert (2015)
A obra traz o testemunho do xamã Davi Kopenawa sobre o contato privador com o homem branco. O livro também nos apresenta questionamentos sobre o progresso e desenvolvimento defendida por aqueles que são chamados de “povo da mercadoria”, pelos Yanomami.

Metade Cara, Metade Máscara – Eliane Potiguara (2018)
A professora indígena narra a história vivenciada por mulheres de sua família ao longo do processo de colonização no Brasil. A autora faz uso da escrita poética como uma forma de libertação e resgate da espiritualidade indígena.

O Karaíba: uma história do Pré-Brasil – Daniel Munduruku (2018)
O professor recontitui, neste romance, uma parte da cultura dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores. Com uma narrativa cheia de aventura, é possível imaginar um pouco de seus amores, dramas e suas ansiedades em relação ao futuro.

Futuro Ancestral – Ailton Krenak (2022)
A nova coleção de textos, produzido entre 2020 e 2021, o pensador e filósofo compartilha suas experiências como liderança indígena, mostrando a cultura dos povos originários é importante para o futuro do Brasil.

Índio não fala só Tupi: viagem pelas línguas dos povos originários no Brasil – Bruna Franchetto e Kristina Balykova (2020)
Essa coletânea reúne textos escritos por linguistas engajados na defesa dos direitos indígenas e conduz o leitor a uma viagem pelas linguas nativas do noroeste amazônico ao Brasil central.

Direitos dos povos indígenas em disputa – Manuela Carneiro da Cunha e Samuel Rodrigues Barbosa (2018)
O livro aborda os desafios para fazer com que os direitos territoriais indígenas previstos na Constituição de 1988, em uma realidade.

O Povo Brasileiro – Darcy Ribeiro (1995)
Nas palavras do autos, o livro pretende “ajudar o Brasil a encontra-se a si mesmo”, abordando as contribuições dos povos originários na formação da identidade étnica e cultural do país.