O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 27 de agosto de 2024
Estado grave

Irmãs siamesas unidas pelo abdômen passam por cirurgia de separação, em Goiânia

Gêmeas respiram por aparelhos e necessitam de medicamentos para controle da pressão arterial

Postado em 12 de janeiro de 2023 por Mariana Fernandes
Irmãs siamesas unidas pelo abdômen passam por cirurgia de separação
Gêmeas respiram por aparelhos e necessitam de medicamentos para o controle da pressão arterial | Foto: Divulgação/Zacharias Calil

As gêmeas siamesas Valentina e Heloa Prado, de três anos, foram separadas na noite desta quarta-feira (11). A cirurgia foi realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. De acordo com os médicos , o estado de saúde das irmãs, que eram unidas pelo abdômen e bacia, é grave.

Segundo o último boletim publicado nesta quinta-feira (12), as gêmeas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), respirando por aparelhos e necessitando de medicamentos para o controle da pressão arterial.

A cirurgia durou cerca de 15 anos e terminou à meia-noite desta quinta. O procedimento foi realizado pela equipe do cirurgião pediátrico Zacharias Calil e envolveu especialistas da ortopedia, cirurgia plástica e urologia. Ao todo, 50 profissionais participaram do procedimento.

Valentina e Heloá são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo e estão em tratamento em Goiânia há cerca de dois anos. Após o início do acompanhamento médico, os pais das crianças decidiram se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás.

Conheça casos parecidos: Gêmeas siamesas voltam a Goiânia cerca de 1 ano e meio após separação para revisão

Veja também