Gêmeas siamesas voltam a Goiânia cerca de 1 ano e meio após separação para revisão

Consulta ocorre ainda nesta manhã

Postado em: 29-08-2022 às 08h33
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Gêmeas siamesas voltam a Goiânia cerca de 1 ano e meio após separação para revisão
Consulta ocorre ainda nesta manhã (Foto: Divulgação)

As gêmeas siamesas baianas Laura e Laís, separadas em 26 de janeiro de 2021 em Goiânia, voltaram à capital para uma revisão no último domingo (28). Nesta segunda, elas terão atendimento no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, responsável pelo procedimento junto com equipe de quase 40 profissionais.

Neste momento, elas estão internadas na Casa de Apoio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), no setor Coimbra. A consulta ocorre ainda nesta manhã.

A separação ocorreu em 26 de janeiro de 2021 em uma cirurgia de quase 20h, no então Hospital Materno Infantil (HMI), atual Hospital da Mulher. À época, Laís teve complicações pós-cirúrgicas e precisou passar por outros três procedimentos.

Continua após a publicidade

“A cirurgia foi muito complexa, teve duração de 17 horas, mas o pós-cirúrgico também foi tão difícil quanto. Laís teve complicações tão graves que teve de passar por outras três cirurgias e ainda fez uma parada cardíaca que durou 20 minutos. Por isso temos dito que Laís é uma guerreira pela vida, uma vencedora”, disse Calil, naquele momento.

Entretanto, em 28 de abril do ano passado elas tiveram alta e retornaram para Bahia. De lá, a família manteve contato com o médico para atualiza-lo do desenvolvimento das crianças.

Já nesta segunda, as gêmeas siamesas que já têm 3 anos passarão por avaliações que indicarão os próximos procedimentos. Com isso, elas poderão ter vidas normais.

Veja Também