Após três meses da cirurgia de separação, Gêmeas siamesas retornam pra casa, na Bahia

Prestes a completar dois anos de vida, as irmãs e a família voltarão para Santo Antônio de Jesus, onde nasceram

Postado em: 28-04-2021 às 21h30
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Após três meses da cirurgia de separação, Gêmeas siamesas retornam pra casa, na Bahia
Prestes a completar dois anos de vida, as irmãs e a família voltarão para Santo Antônio de Jesus, onde nasceram | Foto: divulgação

As gêmeas siamesas Laura e Laís se despediram da equipe do Hospital Materno Infantil (HMI) na manhã desta quarta-feira (28/04), três meses após a cirurgia que separou as duas no dia 26 de janeiro. As irmãs e a família voltarão para Santo Antônio de Jesus, na Bahia, onde nasceram há 1 ano e 8 meses.

A despedida aconteceu no auditório do HMI, com a presença de parte da equipe de 38 profissionais que participou da cirurgia. Ao agradecer por todo o apoio recebido do governo, profissionais voluntários e todos os envolvidos na cirurgia e pós operatório, o líder da equipe, cirurgião pediátrico Zacharias Calil, relembrou o quanto foram complexos tanto a cirurgia quanto o pós operatório.

“A cirurgia foi muito complexa, teve duração de 17 horas, mas o pós-cirúrgico também foi tão difícil quanto. Laís teve complicações tão graves que teve de passar por outras três cirurgias e ainda fez uma parada cardíaca que durou 20 minutos. Por isso temos dito que Laís é uma guerreira pela vida, uma vencedora”, disse Zacharias sob emoção.

Continua após a publicidade

A mãe das meninas, Liliane Silva, e a tia, Nina, fizeram questão de agradecer a equipe médica e governo de Goiás pela assistência dada às crianças. “Em nenhum momento eu perdi a fé de que poderia ter minhas filhinhas juntas, mas com os corpinhos separados”, disse a mãe sob forte emoção. “Dr. Zacharias é o médico! nunca vi nenhum outro tão acessível e cuidadoso como ele”, disse a tia Nina.

Relembre a trajetória

Laura e Laís nasceram no dia 15 de agosto de 2019, poucas semanas depois realizaram a primeira consulta com o Dr Zacharias. Em março de 2020 as gêmeas realizam os primeiros exames e em outubro passam a residir em Goiânia, na casa de apoio da OVG, para dar início aos preparativos para a cirurgia de separação.

Em novembro do mesmo ano as irmãs realizaram a cirurgia para colocar os expansores de pele, que foi o primeiro passo antes da cirurgia de separação, que aconteceu cerca de 2 meses depois. O procedimento contou com 38 especialistas, lideradas por Zacharias Calil, e chegou a 17 horas de duração.

A menina Laura recebeu alta 17 dias após a cirurgia, mas a irmã Laís teve complicações pós-operatórias e precisou passar por três intervenções cirúrgicas, e só recebeu alta no dia 29 de março.

Veja Também