Setor imobiliário deve se manter aquecido e investir mais em 2023
31% dos entrevistados desejam adquirir um novo imóvel, sendo que 4% já iniciaram as visitas a imóveis e stands de vendas
Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), apontou que em 2023 o mercado imobiliário deve se manter aquecido e abrir novas oportunidades de investimentos. A pesquisa foi realizada em novembro de 2022 e entrevistou 1.200 pessoas de todas as regiões do Brasil com perfil de renda superior a R$ 3 mil.
De acordo com a pesquisa, 31% dos entrevistados desejam adquirir um novo imóvel, sendo que 4% já iniciou as visitas a imóveis e stands de vendas e 7% estão realizando buscas pela internet. Outros 20% estão somente com a ideia e não começaram a procurar. A pesquisa ainda apontou que os principais motivos para a busca do imóvel são o desejo de sair do aluguel (33%) e a busca por uma residência maior (20%).
Com um crescimento que deve fechar o ano de 2022 entre 4,5% e 5%, segundo uma projeção do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) o setor da construção mostrar crescimento linear e sustentável, mesmo após uma pandemia com crise na economia, evidenciando sua solidez e o assegurando como o queridinho dos brasileiros na hora de investir com segurança.
Um exemplo é o empresário Danilo Oliveira de Sene, que se mudou recentemente para um novo apartamento, com sua esposa Cynara Azevedo Barros e as filhas de 6 e 11 anos. O empresário escolheu um empreendimento recém-entregue no setor Jardim Goiás, um dos mais nobres de Goiânia. “Ficamos encantados com todo o projeto da área de lazer, principalmente o projeto da piscina com o conceito de borda infinita e vista para o Parque Flamboyant”, explica.
A família escolheu o Residencial Horizonte Flamboyant, que conta com 152 apartamentos de 198 a 231 m² em um complexo que oferece moradia com serviços de hotel, da GPL Incorporadora. A construtora, que já tem mais de 30 anos no mercado goiano, entregou essa obra simultaneamente com outro empreendimento, o Citizen Home, no setor Bueno, com 32 andares e apartamentos menores, entre 41 e 87 m² para atender uma nova demanda, de famílias pequenas, jovens conectados e solteiros, além de investidores pensando em rendas com aluguel.
“Após o período de pandemia eu precisava de um apartamento que comportasse meu novo estilo de vida, agora 100% home office e com localização que diminuísse o uso de carro, já que não sou fã de ficar preso no trânsito”. Essas foram as motivações que nortearam o publicitário Luiz Fernando Archeti Pagliaro, que tomou a decisão de compra do Citizen pela localização do empreendimento, planta do apartamento e a opção de personalização que a construtora ofereceu.
Entregar duas obras simultâneas é uma missão desafiadora para as construtoras, pois demanda uma integração muito grande de equipes tanto administrativas, quanto de obras, e um planejamento complexo. Por isso, o sócio-diretor da GPL Incorporadora, Ricardo Reis, comemora esse feito da empresa, que precisou lidar com a paralisação decorrentes da pandemia e, ainda assim, manter o cronograma de entrega. “Uma das maiores preocupações da GLP é com a satisfação do nosso cliente. Tanto o Citizen, quanto o Horizonte Flamboyant foram entregues dentro do prazo”, informa.
Para conseguir entregar as duas obras com um total de 350 apartamentos, a empresa mobilizou uma equipe de mais de 200 pessoas, promovendo uma coordenação integrada e alinhamento entre todos os times. De acordo com Ricardo, além de manter o prazo estabelecido no contrato, a GLP tem a tradição de entregar bom acabamento, o que chama a atenção de quem vai comprar um imóvel.
Investimento seguro
A valorização dos dois empreendimentos entregues simultaneamente pela GPL, desde o lançamento, foi de 55%, o que reforça o potencial do imóvel como investimento. O gerente comercial e de marketing da GPL, Eloy Pinheiro, destaca que o mercado imobiliário se sobressai entre os investidores. “O imóvel vem se sobressaindo como um investimento, inclusive em momentos de crise e instabilidades. Frente a fase que vivemos pelo período de pandemia, entre outras intercorrências, tivemos uma diferenciação grande dos preços de materiais, e mesmo assim manter os investidores satisfeitos é motivo de muito orgulho”.
Eloy observa que, após a pandemia, aconteceu um processo migratório muito grande de investidores que saíram do mercado financeiro e vieram para o mercado imobiliário, o que acaba potencializando a valorização dos produtos. “O mercado goiano vem crescendo e ganhando força a cada dia. Mesmo com a eleição, onde já observamos as variações da economia, nós continuamos animados e confiantes”, conclui. Ele salienta que é importante que os investidores pesquisem o histórico das empresas antes de fazer qualquer aporte financeiro, pois é importante atestar a capacidade de entrega e a qualidade das obras produzidas.
Atualmente, a GPL Incorporadora está com quatro obras em andamento, o Talk Marista, o Bliss Enjoy Life, o Parque América e a obra patrimonial que está sendo construída na Avenida D, no setor Marista. A incorporadora lançou, em 2022, o Alma Home Senses, que será construído na rua 22, no setor Oeste, a partir do próximo ano. Em três décadas de mercado imobiliário, a construtora já entregou 23 empreendimentos, que totalizaram mais de 2.900 unidades autônomas; perfazendo, ao todo, 439.885,16 m² construídos ao longo desses anos pela empresa.