GCM se prepara para atuar na fiscalização de trânsito em Goiânia
O órgão, agora ficará responsável por ações educativas e de supervisionamento na capital
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia criou, por meio de um decreto publicado na última quinta-feira (19), uma coordenadoria de fiscalização de trânsito. O órgão, agora ficará responsável por ações educativas e de fiscalização na capital. A intenção da corporação, entretanto, é colocar mais 67 profissionais na função.
A atual gestão da GCM, juntamente com a Prefeitura de Goiânia, tem lutado para que os guardas possam atuar no trânsito como agentes fiscalizadores, observando as competências municipais e estaduais relacionadas ao trânsito. Vale ressaltar, que apesar de estarem autorizados, ainda não há data prevista para que os GCMs comecem a emitir multas a motoristas infratores.
Confira:
Capacitação
No momento, 100 guardas civis estão fazendo um curso de capacitação junto ao Sistema Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Os capacitandos realizam um estágio junto ao Detran-GO, para atuarem na fiscalização.
Após ser questionado sobre qual seria o papel da guarda civil na fiscalização de trânsito em Goiânia, o órgão, relatou que será “no sentido de orientar, educar, fiscalizar, autuar e aplicar medidas administrativas, de forma isolada ou conjuntamente com os agentes do Detran-GO”, igual está na portaria.