Crianças yanomamis são intubadas em UTI de Boa Vista com desnutrição grave
Parte delas se encontram com pneumonia associadas à desnutrição
Crianças yanomamis com desnutrição grave ocuparam nesta quarta-feira (25), cinco leitos do Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista. Parte delas se encontram com pneumonia associadas à desnutrição.
As crianças da maior terra indígena do país, vivem uma crise sanitária e de saúde pública, conforme divulgado pela Folha de São Paulo, e estão presentes em praticamente todos os setores da unidade. Nas UTIs, as crianças precisam ser intubadas, diante da impossibilidade de respiração. Para auxiliar na adaptação também são improvisadas redes na parte interna do hospital.
O Hospital integra a rede municipal de saúde e é referência no atendimento infantil. Desde a declaração do estado de emergência em saúde pública, divulgada pelo governo Lula , no último dia 20, o Hospital da Criança Santo Antônio passou a acolher mais pacientes, resgatados nas aldeias.
Posicionamento
Em coletiva de imprensa, Lula enfatizou no último sábado (21), que a situação dos povos yanomamis, em Roraima, “é desumana” e que esteve na cidade para ver de perto a crise sanitária que atinge os indígenas, vítimas de desnutrição e outras doenças, como malária e pneumonia.
O presidente argumentou que as melhorias podem acontecer a partir de mudanças de comportamento. “Uma das formas de resolver isso é montar o plantão da saúde nas aldeias, para cuidar deles lá. Fica mais fácil a gente transportar dez médicos do que 200 indígenas que estão aqui”, argumentou. “Nós queremos mostrar que o Sistema Único de Saúde é capaz de fazer um trabalho que honra e orgulha o povo brasileiro como fez na [pandemia de] covid-19”, completou.
Veja também: “Vamos tratar nossos indígenas como seres humanos”, afirma Lula