O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Liderança

Câmara de Goiânia pode definir 1ª vice da mesa nesta semana

Um dos favoritos, Léo José confirma que está na disputa e que disse a Romário que seu nome seria importante

Postado em 7 de fevereiro de 2023 por Francisco Costa
Câmara de Goiânia pode definir 1ª vice da mesa nesta semana
Um dos favoritos

É possível que o substituto de Clécio Alves (Republicanos) na 1ª vice-presidência da Câmara de Goiânia ocorra nesta semana. O ex-vereador deixou a Casa e assumiu mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e o cargo ficou vago – e cobiçado. Um dos principais nomes na disputa é Léo José (Republicanos), que assume estar na disputa.

Ao Jornal O Hoje, ele afirma que a decisão depende do presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota). Além dele, está no páreo o vereador Geverson Abel (Avante), “Estou na disputa, mas a situação depende do presidente. Hoje ele tem uma unidade dentro da Câmara que há muitos anos não era vista. Então, eu fico no aguardo do desfecho”, expõe Léo. 

O parlamentar, todavia, diz que tem conversado tanto com Romário quanto Geverson. Ao presidente, ele afirma que expôs que o nome dele seria importante no cargo. José é do mesmo partido do prefeito Rogério Cruz, o Republicanos. Nesse sentido, ele buscaria uma melhor interlocução entre os Poderes.

“É importante pacificar os Poderes. Como o próprio presidente [Romário] disse, existem muitas interferências na prefeitura, na relação entre os dois. Sou amigo do Rogério e do Romário. Então, essa quantidade de pessoas no meio, com conversas, atrapalha a relação dos dois”, argumenta. “Eu posso contribuir para melhorar essa relação. Como ponte de diálogo. Romário e Rogério são amigos.”

O Jornal O Hoje também tentou contato com Geverson, mas não teve sucesso. O vereador também desponta como cotado, como mencionado. Junto com Léo, ele estaria entre os favoritos. 

Posse

Em 2 de janeiro, vale lembrar, a Câmara deu posse à atual mesa com mandato até o final de 2024. Na ocasião, o vereador Romário Policarpo (Patriota) assumiu a presidência pela terceira vez.

“Tenho a honra de dizer que entro para a história dessa cidade como o único que foi presidente por três vezes consecutivas”, disse Policarpo durante a sua fala. “Continuaremos nessa Casa trabalhando em prol da sociedade goianiense”, completou.

A nova mesa conta com um 4º vice-presidente, Leia Klebia (PSC), e um corregedor, Joãozinho Guimarães (Solidariedade). 

Imbróglio 

Por meses, Policarpo se viu diante da possibilidade de perder a cadeira. A recondução antecipada do vereador à presidência foi contestada por adversários políticos na Justiça. A discussão chegou ao STF que, na contramão do esperado pelos autores da ação, entendeu que a reeleição foi legal. 

“Não cabe a quem tem poder governar com ódio, mas não me peçam para esquecer o que eu vivi nos últimos três meses”, parafraseou o petista que publicou a mensagem no Twitter sobre os acontecimentos que o levaram para prisão em 2018. Segundo Policarpo, por quase três meses ele foi vítima do velório mais longo da cidade. 

“Tentaram distribuir meu patrimônio político, mas a Justiça foi feita”, reforçou e completou: “Tudo que foi dito chegou a mim. E tudo será lembrado.”

Ainda em sua fala, que soou como um desabafo sem deixar de lado um gostinho satisfatório da vitória, ele alertou: “Tentaram me retirar de uma eleição legítima e acabaram me dando a possibilidade de mais uma.”

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também