O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
Pleito

Trindade pode repetir nomes na disputa pela prefeitura em 2024

Assim como em 2020, a prefeitura de Trindade poderá repetir, pelo menos, três nomes na disputa, conforme analistas políticos

Postado em 10 de fevereiro de 2023 por Francisco Costa
Trindade pode repetir nomes na disputa pela prefeitura em 2024
Assim como em 2020

Assim como em 2020, a prefeitura de Trindade poderá repetir, pelo menos, três nomes na disputa, conforme analistas políticos. O atual prefeito, Marden Júnior (PSDB), é praticamente certo no páreo. 

No momento, o comandante do paço foca na gestão, mas deve buscar, também, reforçar os apoios. Marden foi o sucessor de Jânio Darrot, em 2020 e venceu o páreo com 37,72% dos votos. 

Ele superou dois nomes que podem voltar ao páreo em 2024: o ex-deputado estadual Dr. Antônio (União Brasil), que teve 28,57% dos votos; e o deputado estadual Dr. George Morais (PDT), que fez 25,7%. 

Morais, que já foi prefeito de Trindade, foi o segundo deputado mais votado na cidade, 6,8 mil votos. O primeiro foi justamente Cristiano Galindo (Solidariedade), com 13,1 mil eleitores naquele município. 

Destaca-se, Galindo teve o apoio de Marden. Desta forma, os 21% dos votos válidos em Trindade demonstram que o prefeito tem força e, neste momento, se destaca como favorito em 2024, quando deve disputar a reeleição. 

Mas Moraes segue vivo. Além de conseguir garantir o cargo na Assembleia após decisões judiciais, ele tem como companheira a esposa Flávia Moris, terceira deputada federal mais bem votada em 2022, com 142,1 mil votos. 

Já Dr. Antônio, que ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura em 2020, foi o terceiro candidato a deputado estadual mais bem votado na cidade. Foram 5,3 mil no município. Ele não foi reeleito. 

O momento é precoce, contudo, e os três nomes são da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Apesar disso, não há impeditivo. Antônio e Morais também o eram em 2020 e, ainda assim, entraram no páreo. 

Outras fontes ouvidas pelo Jornal O Hoje citam, ainda, outras possibilidades. Apesar de Jânio Darrot (Patriota) negar, há quem aposte que o ex-prefeito tem pretensões de retornar ao cargo. Ele apoiou Marden em 2020, mas não teria descartado a possibilidade. “Pode haver um rompimento.”

Além disso, o deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil), que foi prefeito de Piracanjuba, é natural de Trindade. Para isso, ele deverá mudar o domicílio eleitoral. A possibilidade foi noticiada pelo Jornal Opção. 

Região Metropolitana

Na Região Metropolitana, Goiânia e Aparecida de Goiânia também aquecem os motores para 2024. Na capital, Rogério Cruz (Republicanos) busca melhorar a harmonia com Legislativo e melhor a opinião pública sobre seu nome para disputar a reeleição.

Ele deve ter, no páreo, nomes como o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que já disputou com figuras expressivas como Iris Rezende e Maguito Vilela, ambos do MDB, e terminou em segundo lugar. A avaliação de aliados é que ele se destaca nesse “vácuo de poder”, sem grandes caciques da política goianiense. 

Além dele, quatro mulheres estariam cotadas. São elas: a deputada federal Adriana Accorsi (PT); a vereadora Aava Santiago (PSDB); a filha de Iris, Ana Paula Rezende (MDB); e a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), que, para concorrer, deverá mudar de partido. Outro nome possível é o do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil). 

Aparecida de Goiânia, por sua vez, tem desenhado um embate entre o atual prefeito, Vilmar Mariano (Patriota), e o presidente da Câmara Municipal, vereador André Fortaleza (MDB). Além dele, o empresário e deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) é um candidato possível, assim como o ex-deputado, Delegado Waldir (União Brasil). Também membro da Câmara Federal, Professor Alcides (PL) aparece na lista de citados.

Veja também