Turismo goiano cresceu 16,6% em 2022, aponta IBGE
Já em dezembro de 2022, quando comparado ao mês imediatamente anterior, o setor apresentou uma expansão maior que a média brasileira
O setor do turismo em Goiás avançou 16,6% em 2022, em comparação com 2021, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano, a receita nominal proveniente das atividades turísticas teve alta de 33,1% em Goiás.
Já em dezembro de 2022, quando comparado ao mês imediatamente anterior, o setor apresentou uma expansão maior que a média brasileira. Em Goiás, o crescimento foi de 6,2%, enquanto o Brasil registrou 3,2%.
Leia também: Goiás conta com 92 municípios no Mapa do Turismo
Perspectivas
Goiás, que ocupa a presidência do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur) até dezembro de 2023, lidera a articulação política junto ao Congresso Nacional, à Embratur e ao Ministério do Turismo, levando à instância federal as necessidades dos Estados para a criação de políticas públicas que realmente beneficiem a atividade turística.
Além de ações voltadas ao mercado, o Fornatur coordenou o combate à pandemia, apoiou a retomada e incentivou a prática do Turismo Responsável no País, inclusive atraindo as atenções do Brasil para Goiás com resultados concretos.
Leia também: Organizações, segurança e foliões criam ações contra assédio no carnaval