Anápolis registra aumento de 56% em casos de doenças diarreicas
Período de chuvas pode ser um dos principais precursores, aponta Semusa
A Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa) verificou um aumento de 56% dos casos de doenças diarreicas durante o período de chuvas, que acontece desde o começo de janeiro deste ano, em Anápolis. De acordo com a pasta, foram registrados 431 novos casos em relação a janeiro do ano anterior.
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que em janeiro de 2022 foram registrados 764 casos de doenças diarreicas agudas na rede municipal de saúde e, no mesmo mês deste ano, 1.195. Segundo a Vigilância Epidemiológica, nenhum novo subtipo foi detectado nesse período pela unidade Sentinela que faz o monitoramento dos agentes causadores dessa doença”, apontou a Semusa em nota.
Segundo a Vigilância Epidemiológica mesmo com o aumento significativo de casos e com as frequentes chuvas, ainda não foi detectado nenhum novo subtipo que possa ser responsável pelas infecções.
Ao Portal 6, a médica de Família e Comunidade, Pabline Melo, afirmou que, alguns cuidados gerais são necessários, como a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool. Além disso, como no caso da Covid-19, é preciso evitar aglomerações e fazer uso de máscaras.
“Sobre os cuidados gerais, devemos nos atentar com a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%, evitar aglomerações, o uso de máscara, atualização da caderneta de vacinação, principalmente em crianças e idosos”, ressaltou.
Além disso, a médica ressalta que o destino correto das fezes e do lixo devem ser redobrados no período chuvoso, principalmente em caso de enchentes e alagamentos.
A previsão é de chuva em todo o Estado, nesta segunda-feira (13). Em Anapólis, no entanto, a expectativa é que chova 7mm na data, com mínima prevista de 19º graus e máxima de 29º. A umidade do ar pode variar de 40% a 95%.
Veja: Funcionário de pet shop é indiciado após queimar olho de cachorro com secador em Caldas Novas