O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 27 de agosto de 2024
Programa Habitacional

Programa Minha Casa, Minha Vida retoma com a entrega de 2.745 unidades habitacionais, nesta terça-feira

Governo planeja entregar até 2 milhões de moradias até 2026

Postado em 14 de fevereiro de 2023 por Ana Júlia da Cruz Costa
Programa Minha Casa
Governo planeja entregar até 2 milhões de moradias até 2026 | Foto: Divulgação/Ministério das Cidades

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a retomada do projeto Minha Casa, Minha Vida, na tarde desta terça-feira (14). Essa declaração do presidente Lula marca o retorno deste programa de habitação do país, com a entrega de 2.745 unidades habitacionais, sendo 684 só na cidade de Santo Amaro (BA), onde a autoridade fez este comunicado.

Segundo o governo federal, o plano é entregar dois milhões de moradias até o fim da atual gestão, em 2026. Desta vez, o projeto conta com algumas novidades, sendo uma delas a volta do programa Faixa 1, o qual se dirige às famílias com renda bruta de até R$ 2.640. O governo federal ainda pontuou que a população com essa faixa de renda ficou excluída do programa nos últimos quatro anos e a ideia é que agora pelo menos 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam oferecidas para esse público. 

Outras mudanças dentro do Minha Casa, Minha Vida são a possibilidade de aquisição de moradia urbana, a inclusão de pessoas em situação de rua no programa e a ampliação da inclusão da locação social. De acordo com o governo, as obras estarão próximas a áreas comerciais, a equipamentos públicos e com melhor infraestrutura no entorno.

Para o governo federal, o programa Minha Casa, Minha Vida é simbólico não somente por reduzir o déficit habitacional no Brasil, mas também por contribuir para o crescimento da economia e a geração de empregos entre os grupos com menor renda. Além deste projeto, o governo também anunciou recentemente a retomada da construção de obras escolares.

Retomada de mais obras

Em sua fala, o presidente Lula ainda anunciou a retomada de outras 5.562 obras de unidades habitacionais. O plano de retomada envolve ao todo cinco municípios, dos quais Maranhão e Pará são os mais beneficiados: Imperatriz (MA), com 2.837 construções; Belém (PA), com 1.008 e Chapadinha (MA), com 868. As outras cidades também cobertas pelo projeto são a de Rio Largo (AL), com 609 moradias, e a de Governador Valadares (MG), com as 240 unidades restantes.

O evento ocorreu de forma simultânea (online) em Lauro de Freitas (BA), João Pessoa (PB), Contagem (MG) e Aparecida de Goiânia (GO). As casas entregues nesta terça-feira abrangem nove municípios de seis estados e,até o momento, o investimento público ultrapassou os R$ 200 milhões.Conforme plano do governo federal, mais de 180 mil moradias devem ter suas construções continuadas.

Entre algumas das autoridades presentes na cerimônia realizada em Santo Amaro (BA) estavam: o presidente Lula, o ministro das Cidades, Jader Filho, o ministro dos Transportes, Renan Filho, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. No município de Aparecida de Goiânia (GO), participou do momento a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Para mais detalhes sobre as entregas realizadas nesta terça-feira (14), veja a tabela abaixo:

Veja também