O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Substituição

Após queda, prefeitura começa substituição de 22 árvores no Mutirama

Amma autorizou retirada de árvores atendendo solicitação da Agetul para garantia de segurança dos visitantes e dos brinquedos do Parque

Postado em 6 de janeiro de 2024 por Alexandre Paes
Uma árvore caiu em cima de um brinquedo durante temporal nesta quinta-feira | Foto: Paulo José/Prefeitura de Goiânia

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) permitiu, de maneira técnica, a substituição de 22 árvores no Parque Mutirama, único parque de diversões gratuito no país. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, mas o parecer ocorreu em dezembro. Uma árvore caiu em cima de um brinquedo durante temporal nesta quinta-feira. 

O laudo é assinado por biólogos, agrônomos e engenheiros florestais, e define a compensação ambiental com plantio de 30 novas mudas, que serão plantadas em substituição às retiradas pela Comurg, das espécies de Nó-de-porco, Chuva-de-ouro, Escumilha-africana e Resedá.

“O trabalho é realizado todos os anos. Devido ao tamanho do parque, quantidade de árvores locadas e da natureza das atrações, é de extrema importância a análise da resistência das árvores, visto a chegada da época de temporais e ventavais”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.

De acordo com Letícia de Assis, bióloga e analista em obras e urbanismo da Amma, as árvores condenadas apresentam condições fitossanitárias comprometidas como caule necrosado, fissura, e até árvores que já finalizaram seu ciclo biológico.

“A intenção é proteger a vida humana, ao mesmo tempo em que garantimos a manutenção da arborização nesses espaços. Também garantimos e evitamos danos aos brinquedos do Parque Mutirama”, avalia o presidente da Amma, Luan Alves.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) está fazendo levantamento in loco e vai programar a retirada dessas árvores, possivelmente a partir da próxima semana. “Como são árvores de grande porte, provavelmente será necessário o uso de equipamentos especiais”, destaca o presidente da Companhia, Alisson Borges.

O Parque continua funcionando normalmente sem riscos aos usuários que visitam a unidade. “Nós contamos com protocolos de segurança de evacuação durante as chuvas, isso evita qualquer tipo de acidente com os visitantes e trabalhadores do Parque”, reforça o presidente da Agetul, Danilo Guimarães.

Poda

Além da substituição das árvores, a Comurg também realizará a poda de manutenção e equilíbrio, reduzindo os galhos em seis outros exemplares arbóreos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também