O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Crescimento político

Caiado se revela o melhor dos nomes da direita nacional

Governador goiano caminha a passos largos rumo ao protagonismo político nacional. Se conquistar passe do bolsonarismo, tende a figurar como expectativa real de poder em 2026

Postado em 8 de janeiro de 2024 por Ítallo Antkiewicz
Caiado se revela o melhor dos nomes da direita nacional

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), tem, de fato, o que comemorar. O político vive, no auge de sua carreira, um momento de dar inveja àqueles que sonham em governar, ou já governaram, o Estado um dia. Nos últimos meses, ao menos quatro pesquisas mostraram que a condução do governador é largamente apoiada pelo povo goiano. O último levantamento revelou Caiado com mais de 70% de aprovação entre o eleitorado. Em um outro levantamento, o governador chegou a ostentar 84% de aprovação, o que é muito e, mais do que isso, tem sido observado. 

No meio político é comum ouvir que não basta ao homem público ser bom gestor se não for bom político, e vice-versa. Partindo desse pressuposto, pode-se dizer que Caiado tem feito o dever de casa nos dois campos. Se tomar como parâmetro a participação do governador em seminários internacionais, participações em palestras para variados setores econômicos e dezenas de entrevistas nos meios de comunicação, pode-se afirmar mais do que isso: que ele é um nome forte na disputa presidencial em 2026.

Conforme mostrado recentemente pela coluna Xadrez, o governador é um homem de discurso firme, que não hesita em defender suas ideias e convicções mais à direita. Com isso, Caiado ampliou, e amplia cada vez mais, seu espaço dentro do espectro de centro e centro-direita mais civilizado. O gestor-político e político-gestor que é, tem mostrado que conhece os problemas do Brasil sem se apresentar como oposição raivosa

De todos os pretendentes a desalojar o presidente Lula do Palácio do Planalto em 2026, Caiado é o que mais verbaliza com fluência sobre os desafios do país, principalmente nas áreas de segurança pública, educação e saúde. Teve seu nome destacado ao revelar ao Brasil sua posição crítica à Reforma Tributária, que ele classifica como um desastre na vida dos brasileiros. 

Caiado e seus números têm sido observados de perto por grades players da política nacional, da direita e esquerda, inclusive. Por dirigir um estado que, eleitoralmente falando, pouco representa a nível nacional (a população votante de Goiás equivale a  3% a nível Brasil), muitas vezes é visto – equivocadamente – como alguém sem grandes chances de brigar entre os favoritos à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2026. 

Os que assim pensam, porém, podem ser surpreendidos por eventuais alianças capazes de alç6ar o governador à presidência. Ainda há, de fato, muita água para passar debaixo da ponte. Mas é inegável que se continuar caminhando no mesmo ritmo, mostrando os mesmos resultados, Caiado tem capacidade de brigar em condições de igualdade pela maior cadeira da política brasileira, em especial se abraçado pelos bolsonaristas, que perderam a eleição, em 2022, por uma bagatela equivalente a pouco mais de 2 milhões de votos.

Números 

Na mais recente pesquisa de avaliação de governos estaduais feita pela AtlasIntel, o governador de Goiás Ronaldo Caiado foi apontado como o gestor com a maior avaliação positiva do Brasil, com 72% de aprovação. A pesquisa foi divulgada na sexta-feira (5) e reúne dados de todos os 27 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Em segundo lugar aparece o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, com 69%; seguido por Antônio Denarium, de Roraima, com 66%.

No extremo oposto da pesquisa aparece a governadora do Pernambuco, Raquel Lyra, com 36%; e, em penúltimo lugar, Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, com 39%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece em 10° lugar com 57%, e Romeu Zema na 20° posição, com 47% de aprovação.

No cruzamento demográfico, a aprovação de Caiado chega a 81% entre a faixa etária de goianos de 35 a 44 anos. Sua avaliação também é melhor entre mulheres (75,7%). O estudo foi feito entre os dias 18 e 31 de dezembro de 2023 e ouviu mais de 29 mil eleitores no Brasil de forma remota e anônima. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também