Manifestantes se reuniram em ato pró-democracia, um ano após as ações do 8 de janeiro
Diversas manifestações semelhantes estão ocorrendo em todo o país
Um grupo de manifestantes se reuniu em protesto contra os atos antidemocráticos em Brasília, nesta segunda-feira (8), em Goiânia. A manifestação teve início no Cepal do Setor Sul e seguiu com uma caminhada até a Praça Cívica, ocorrendo às 9h. Contou com a participação de centrais sindicais, movimentos populares e estudantis, que realizaram o ato chamado “Defesa da Democracia em Goiânia.”
Nesta segunda, 8 de janeiro, diversas manifestações semelhantes estão ocorrendo em todo o país, marcando um ano daquilo que os manifestantes rotulam como uma suposta “tentativa de golpe de Estado”.
Em Goiânia, o ato proposto pelo Fórum Goiano busca reafirmar a importância do regime democrático. “Hoje cumprimos um papel importante na luta pela democracia. Não podemos aceitar anistia a nenhum dos responsáveis pela tentativa frustrada de golpe”, afirma João Pires Júnior, Coordenador do Fórum Goiano.
Além de criticarem o que classificam como uma “tentativa de golpe de Estado” e pedem punição aos principais envolvidos na invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), os participantes do ato se manifestaram em defesa do serviço público e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020, que propõe mudanças nas regras do serviço público, incluindo eventuais restrições à estabilidade empregatícia.
Ainda hoje, haverá um segundo ato do Fórum Goiano às 16h, uma audiência pública com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Itaney Francisco Campos.
De acordo com os movimentos Brasil Popular e Povo sem Medo, para esta segunda estão programados atos nas seguintes capitais, entre outras cidades:
Aracaju (SE) – 8h no calçadão da Rua João Pessoa, próximo ao Museu Palácio Olímpio Campos
Belo Horizonte (MG) – 16h, na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, nº 400, Centro.
Campo Grande (MS) – 17h, no sindicato Sintell, à Rua José Antônio nº 1682
Goiânia (GO) – 9h, Cepal do Setor Sul (Rua 15 com Rua Fued José Sebba)
João Pessoa (PB) – 15h, na Lagoa do Parque Solon de Lucena
Porto Alegre (RS) – 17h, no Sindicato dos Bancários, na Rua General Câmara nº 424
Recife (PE) – 10h, no Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista
Rio de Janeiro (RJ) – 17h, na Cinelândia
Salvador (BA) – 9h, no Centro Administrativo, da Assembleia Legislativa (ALBA)
São Paulo (SP) – 17h, na Avenida Paulista, em frente ao Masp
Vitória (ES) – 16h30, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Américo Buaiz nº 205)