Tempo de espera do Cemac reduz mais de 50% com consulta online
Ao todo, 230 mil pessoas foram atendidas pelo Centro de medicamento
Desde a implantação das tecnologias da informação em larga escala, os serviços oferecidos à população ficaram mais rápidos e acessíveis, seja na área da educação, ou na saúde. Um exemplo de um sistema online utilizado pelo Governo que ganhou renome nacional foi o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) que unificou o espaço da fila de espera. Além disso, o sistema também desburocratizou a necessidade dos órgãos durante as operações, por hierarquizar a necessidade do órgão, com a gravidade de indivíduos na fila de espera.
Recentemente, a criação de um sistema similar trouxe resultados também positivos, de acordo com Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) para a rede pública do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) em dezembro de 2023. Neste caso, o Cemac é responsável por formalizar os processos e fazer a dispensação de medicamentos especializados para medicamentos de alto custo, não acessíveis em farmácias locais.
De acordo com a pasta do Governo, a tecnologia ajudou na redução da fila de espera da população que necessitava de atendimento. Segundo o órgão público, o tempo de espera do paciente na unidade para a realização de procedimentos diminuiu de uma média de 1 hora para cerca de 25 minutos, uma redução de 58%.
O diretor do Cemac, Roney Pereira Pinto, falou em nota que conseguiram a redução do tempo de espera por causa do sistema online, que facilitou e agilizou a emissão dos documentos e medicamentos. “A execução dos serviços pelo site da SES-GO reduziu o atendimento presencial. Na maioria das vezes, as pessoas se dirigem hoje ao Cemac apenas para buscar ou submeter-se à aplicação do medicamento”.
Desde de dezembro, as pessoas que necessitarem de medicamentos mais caros, mas incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS), possuem a opção de fazer todos os procedimentos do Cemac pelo próprio site da SES-GO. Contudo, o diretor esclarece que os pacientes ainda devem fazer o requerimento dos documentos para ter acesso aos medicamentos. Além disso, os serviços atendidos por meio digital são de, Os serviços executados por meio da plataforma digital são a abertura de processos, renovação, acompanhamento das solicitações, andamento dos processos, cadastro de pessoas que podem retirar o medicamento e farmacovigilância.
Ainda de acordo com a pasta, durante todo o ano passado 234.212 foram atendidas pelo Cemac. A dispensação por via online também é feita nas seis Policlínicas do Estado e na Regional de Saúde de Anápolis. Além disso, Roney fala que a diminuição da fila de espera dos medicamentos, estimada hoje em 5 dias pelo Governo, contribui positivamente para outros fatores como a redução da transmissão de doenças, melhor assistência médica e atenuação do estresse.