O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Vacinas Inovadoras da UFMG

Anticrack e SpiN-TEC buscam reconhecimento e financiamento

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais avançam para a fase final do Prêmio Euro Inovação na Saúde com vacinas revolucionárias, enquanto buscam apoio para testes em humanos

Postado em 9 de janeiro de 2024 por Luana Avelar
Calixcoca

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão na fase final do prestigiado Prêmio Euro Inovação na Saúde com duas inovadoras vacinas. Uma delas, chamada Calixcoca, é uma vacina terapêutica desenvolvida pelo professor Frederico Duarte Garcia, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina. A Calixcoca visa combater a dependência química, oferecendo uma solução que pode permitir que pacientes voltem a realizar seus sonhos.

A Calixcoca já passou por testes pré-clínicos com resultados promissores, comprovando sua segurança e eficácia. Agora, a equipe de pesquisadores busca financiamento para avançar para a próxima etapa, os testes em humanos. Esta vacina representa uma abordagem inovadora para um problema prevalente e vulnerabilizante, destacando-se na categoria “inovação tecnológica aplicada à saúde” do prêmio.

Outra vacina finalista é a SpiN-TEC, uma vacina contra a Covid-19 também desenvolvida pela UFMG. A SpiN-TEC tem como objetivo estimular a imunidade celular, proporcionando uma proteção mais duradoura contra partes do vírus que não variam muito. O coordenador dos testes clínicos, Helton Santiago, destaca a importância do reconhecimento na fase final do Prêmio Euro Inovação na Saúde como um sinal do trabalho de uma equipe multiprofissional e transdisciplinar.

Ambas as vacinas já foram reconhecidas em categorias específicas, garantindo à UFMG um prêmio inicial de 50 mil euros. A votação online para determinar o vencedor, que encerra em 3 de setembro, permitirá que as vacinas concorram a uma premiação total de 500 mil euros.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também