O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
IPTU Social

Isenção do IPTU alcança 85 mil novas famílias

Prefeitura de Goiânia apresentou novas regras da cobrança

Postado em 19 de janeiro de 2024 por Felipe Cardoso
Em comparação ao ano passado

As novas regras do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) deste ano foram divulgadas, na quinta-feira (18), pela Prefeitura de Goiânia. O titular da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Vinícius Henrique Alves, apresentou todos os detalhes referentes à cobrança do tributo em 2024, bem como a novidade do aumento do número de famílias beneficiadas pelo IPTU Social.

Em comparação ao ano passado, o valor venal do imóvel máximo para se conseguir o benefício aumentou de R$ 140 mil para R$ 157 mil. Conforme o secretário de Finanças, isso possibilitou isentar do pagamento algo em torno de 85 mil famílias, aproximadamente 14 mil a mais do que em 2023. “O IPTU Social é um compromisso assumido pelo prefeito Rogério Cruz para garantir justiça tributária entre os contribuintes, além de beneficiar famílias carentes da cidade”, disse Vinícius Alves, após apresentar os dados aos jornalistas.

O secretário reforçou, ainda, o trabalho realizado para que o número de beneficiados do IPTU Social na capital goiana fosse maior em 2024. “Desde julho do ano passado, a Sefin vem buscando formas para conseguir contemplar o maior número de pessoas sem prejudicar a arrecadação do município”, frisou Vinícius, ao comemorar o resultado alcançado pelas equipes técnicas da pasta.

Para este ano, o único acréscimo no valor do imposto é a reposição inflacionária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), uma alíquota de 4,68%. Em 2023, eram 674 mil imóveis da Capital inscritos na Prefeitura. Em 2024, essa quantidade subiu para 793 mil, sendo que ao menos 94 mil deles pagarão o IPTU com redução devido à correção das alíquotas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também