O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Melhorias

Lei garante auxílio de R$ 1,8mil para músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia

Legislação também assegura a data-base da categoria, estabelecendo um reajuste salarial de 4,18%

Postado em 25 de janeiro de 2024 por Letícia Leite
Legislação também assegura a data-base da categoria

Com o intuito de reconhecer e fortalecer a contribuição cultural da Orquestra Sinfônica de Goiânia na Capital, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, assinou na última segunda-feira (22), no Salão Nobre do Paço Municipal, a lei que concede uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 1,8 mil aos músicos integrantes da banda. Além da ajuda de custo, a Orquestra também foi contemplada com o pagamento da data-base de 2023, de 4,18%. Os músicos não recebiam esse benefício desde 2011.

A ajuda de custo, conforme a lei sancionada, é de natureza indenizatória para cobrir despesas relacionadas à manutenção de instrumentos musicais, locomoção e vestuário exigido para as apresentações e o pleno desenvolvimento dos integrantes da orquestra. Como os músicos detêm a propriedade dos instrumentos que utilizam, o prefeito entende que é necessária uma série de precauções para salvaguardar sua funcionalidade e assegurar a substituição quando necessária.

Quando enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que trata do benefício, o prefeito justificou que a ajuda de custo visa promover o amparo e fortalecimento da cultura musical em nosso município, reconhecendo a importância da Orquestra Sinfônica de Goiânia como um patrimônio artístico e cultural da cidade, com o intuito de assegurar as condições necessárias para a excelência das apresentações e o pleno desenvolvimento dos integrantes da orquestra.

“Nesse cenário, a verba indenizatória visa compensar os custos associados à manutenção desses instrumentos, garantindo que os músicos possam manter um padrão elevado de desempenho para cumprir sua função”, pontua o prefeito Rogério.

Aos integrantes da orquestra, que lotaram o Salão Nobre durante o ato de sanção da lei, o prefeito Rogério reafirmou o compromisso de sua gestão em apoiar projetos culturais que alcancem todos os públicos em todas as regiões da cidade. “Quero agradecer todas as oportunidades que Deus nos tem dado de sempre fazer algo pelas pessoas, pela cidade, e agora pela nossa orquestra. Continuaremos trabalhando para que possamos atingir todos os nossos objetivos”, pontua.

Compromisso cumprido

Titular da Secretaria Municipal de Cultura, Zander Fábio afirmou que quando assumiu a pasta, o prefeito Rogério fez o compromisso de apoiar e fortalecer a orquestra, por entender a importância dos músicos para o cenário musical da Capital. “Goiânia tem uma das melhores orquestras do Brasil e tinha um dos piores salários, e a gestão do prefeito Rogério começa a corrigir isso”, afirmou.

“Obrigado ao prefeito por ter aceitado o desafio, logo depois que assumi a pasta da Cultura, de iniciar a reestruturação da orquestra. E esse aporte (referente à ajuda de custo) é significativo por levar o nome da cidade para outros lugares e com muita qualidade”, destacou Zander, ao mesmo tempo em que agradeceu à Câmara Municipal, em nome do presidente da Casa, Romário Policarpo, e do líder do prefeito, Anselmo Pereira, por votar o projeto de lei, durante o recesso parlamentar, em convocação extraordinária.

O maestro Eliseu Ferreira, que participou do ato de assinatura da sanção da lei, definiu o prefeito Rogério como “grande incentivador da cultura, e que o benefício da ajuda de custo vai fazer toda a diferença para os componentes da orquestra”.

Inscrições para cursos de iniciação musical oferecidos pela Orquestra Sinfônica

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abriu na última quarta-feira (24), o período de inscrições para os cursos de iniciação musical oferecidos pela Rede Municipal de Núcleos Musicais da Orquestra Sinfônica de Goiânia. No total, são 127 vagas distribuídas em turmas de violino, violão, viola clássica e caipira, acordeon, coro, canto, teclas, flauta doce e musicalização inclusiva para alunos síndrome de Down.

As aulas acontecem no Grande Hotel e na sede da Orquestra, no Edifício Parthenon Center, no Centro. As inscrições seguem abertas até 4 de fevereiro e podem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico disponível na bio do Instagram (@orquestrasinfonicadegoianias), onde também estão as informações sobre quantidades de vagas para cada curso oferecido. As aulas têm início no dia 19 de fevereiro e é preciso que o aluno tenha o seu próprio instrumento.

“Aproveitem as novas vagas abertas porque o curso é realmente muito qualificado. Sempre admirei e admiro muito o trabalho da Orquestra de forma geral em todos os projetos e ações realizadas durante o ano e destaco, especialmente, este trabalho educativo, de formação e iniciação musical que atende tantos alunos e ensina crianças especiais”, afirma o secretário de Cultura, Zander Fábio.

Núcleos Musicais

A Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia, criada pela Lei Municipal nº 10.149, de 12 de abril de 2018, e alterada por meio da Lei Nº 10.455, de 9 de janeiro de 2020, é um programa de formação musical da Prefeitura de Goiânia. O projeto tem como meta propor, manter e subsidiar iniciativas na área da educação musical em diversas regiões da Capital, possibilitando a formação de estudantes de música, a integração e inclusão social, além do desenvolvimento de valores culturais e sociais.

SERVIÇO

Inscrições para cursos de iniciação musical oferecidos pela Orquestra Sinfônica

Quando: até 4 de fevereiro 

Inscrições: (@orquestrasinfonicadegoianias)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também