O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Reestruturação

Governo de Goiás investe R$ 1,6 bilhão em transporte público da Região Metropolitana de Goiânia

Durante anúncio, governador Ronaldo Caiado revelou detalhes do projeto

Postado em 30 de janeiro de 2024 por Vitória Bronzati
a2159da0 5098 4fa9 a71e 46215a5721d8 scaled 1
O projeto visa proporcionar dignidade

O Governo de Goiás anunciou, na última segunda-feira (29), um projeto de reestruturação completa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Serão investidos R$ 1,6 bilhão na iniciativa, que prevê a substituição de 1.200 veículos por novos, todos com ar-condicionado, a eletrificação da frota do Eixo-Anhanguera até o fim de 2024 e a reforma dos terminais e estações do corredor. Além disso, 6.940 pontos de ônibus serão recuperados.

O projeto, chamado de Nova RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo), é fruto da parceria entre o Governo de Goiás e as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira. A substituição dos 1.200 veículos será gradual, atingindo a marca total em março de 2026, com 400 novos ônibus a cada ano. A frota incluirá 1.020 ônibus de linhas estruturantes, 83 veículos elétricos do Eixo-Anhanguera e 67 do BRT Norte-Sul.

Tarifa sem reajuste

O governador Ronaldo Caiado assegurou que a tarifa do transporte público não sofrerá nenhum reajuste com o projeto. “Gradualmente vocês notam os avanços. A passagem não aumentou, agora teremos novos ônibus e estamos recuperando os terminais. Essa somatória, quando chegar ao fim, vai trazer dignidade para os usuários e garantir o que a população precisa no transporte: segurança e serviço de qualidade. Faz 5 anos que começamos com essa luta”, destacou Caiado.

Etapas do projeto

A primeira etapa do projeto será entregue até julho deste ano, com 200 novos ônibus. Serão 6 ônibus do Eixo Anhanguera, 6 do BRT e 188 das linhas estruturantes, dos quais 122 são convencionais, 60 do modelo super padron a diesel e 6 padron elétricos. Os modelos a diesel estão dentro do sistema euro 6, norma da União Europeia que estabelece limites máximos de emissão de gases poluentes. Até o fim de 2024, um terço da recuperação dos pontos de ônibus será concluído, o que corresponde a 2.314 abrigos.

Segurança e Inovação

O Nova RMTC incluirá investimentos em segurança, com a instalação de 6.560 câmeras e a criação da Central de Segurança de Transporte. Contempla ainda a integração entre o aplicativo Mulher Segura e o SiM RMTC, que promete fortalecer ainda mais a segurança no transporte público.

“Com essa integração damos mais um passo importante para a proteção das nossas goianas”, explicou a coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado.

O projeto visa proporcionar dignidade, segurança e qualidade nos serviços de transporte público, cumprindo as necessidades da população.

Veja também