O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Infidelidade partidária

Gabriela Rodart é cassada pelo TSE

A parlamentar foi julgada por infidelidade partidária

Postado em 8 de fevereiro de 2024 por Carlos Monteiro
6 foto reproducao 2 1024x576 1
A parlamentar foi julgada por infidelidade partidária. | Foto:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato da vereadora de Goiânia, Gabriela Rodart, por unanimidade. A parlamentar foi julgada por infidelidade partidária, ao trocar o Democracia Cristã (DC) pelo extinto PTB.

Em 2023, Rodar chegou a ficar 23 dias afasatada após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), mas retornou por força de liminar da tribunal superior.

A defesa de Rodart afirmou que a vereador deve permanecer no cargo até o julgamentos de embargos de declaração, que questiona o voto de ministros.

O ministro Raul Araújo, relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral, negou recursos especiais, revogou efeitos de decisões anteriores e determinou aviso imediato ao TRE-GO, para que providências sejam tomadas. Ele votou pela cassação de Rodart e teve o voto seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Isabel Gallotti, Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques.

A ação foi protocolada pelo suplente Rafael Cavalcante Calixo, conhecido como Rafael da Saúde, e pelo Democracia Cristã (DC).

Veja também