Defesa de Bolsonaro solicita contato com Valdemar Costa Neto ao STF
O ex-presidente é investigado na operação ‘Tempus Veritatis’, que investiga um suposto planejamento de golpe de Estado | Foto: Marcos Corrêa/PR/Palácio do Planalto
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, uma autorização para que Bolsonaro possa manter contato com o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, em vista das eleições municipais deste ano. O pedido foi peticionado após decisão do ministro de proibir o contato entre os investigados por suposto plano de golpe de Estado.
Em concordância com aliados do entorno, o diálogo entre Bolsonaro e Valdemar é considerado fundamental para o desempenho do PL nas eleições de outubro, que definirão prefeitos e vereadores. O partido almeja, através dessa mobilização, contrapor uma possível nova polarização no cenário político entre Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na quarta-feira (14), a defesa de Bolsonaro já havia solicitado ao STF a devolução do passaporte do ex-presidente, que havia sido apreendido pela Polícia Federal (PF) na operação “Tempus Veritatis”. Bolsonaro foi alvo de uma medida cautelar, assinada, também, por Alexandre de Moraes, que o impede de deixar o país durante as investigações.
‘Tempus Veritatis’
A operação “Tempus Veritatis” foi deflagrada na última quinta-feira (8) e possui como alvos o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, sob a suspeita de planejamento de suposto golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022.