Em Aparecida, Caiado dá a mão a projeto de reeleição de Vilmarzinho
No evento, o governador aproveitou para, ao contrário de outros nomes que buscam tentar Presidência em 2026, apoio irrestrito às vacinas, contrariando fake news
A presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na primeira vacinação contra a dengue em Aparecida fez bem ao projeto de reeleição do prefeito, Vilmar Mariano, o Vilmarzinho (MDB). Ainda com certa dificuldade de descolar de Gustavo Mendanha, o que, de certa forma, pode ser um problema, pois o ex-prefeito é bem querido na cidade, Caiado dá um up à pré-campanha.
É, sem dúvidas, o aceno do Palácio das Esmeraldas que o prefeito, e sua equipe, aguardavam. Afinal, a intenção do grupo é conseguir amplo apoio partidário na cidade para desbancar, antes mesmo de colocar os cabos eleitores nas ruas, o deputado federal Professor Alcides que, inclusive, tem apostado que contará com o apoio do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. O político também é do Partido Liberal.
Para crianças entre 10 e 11 anos, o imunizante vai ser duas doses aplicadas com intervalo de três meses entre elas. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15 de fevereiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Santa Luzia.
Além dos políticos, participaram do lançamento da campanha a primeira-dama de Aparecida Sulnara Santana e o secretário de Saúde do estado, Rasível dos Santos e de Aparecida, Alessandro Magalhães. O clima era de festa, como se comemorasse mais uma etapa da vitória contra a ofensiva perigosa ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.
O prestígio era claro. Afinal, o evento era o lançamento oficial aos trabalhos de vacinação contra a dengue em Goiás, que terá um Dia D estadual de combate à doença no próximo 22 de fevereiro. Em Aparecida, 14.492 doses do imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, estão disponíveis em 38 postos para crianças de 10 e 11 anos. Ao mesmo tempo, para facilitar o acesso e ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou um cronograma de vacinações nas escolas públicas da cidade.
Na abertura oficial da campanha, Ronaldo Caiado, que é médico há 49 anos, chegou acompanhado do Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, e aplicou a primeira dose da vacina Qdenga na menina Ana Vitória Batista, de 10 anos, que estava acompanhada pela mãe, Suzy Batista. “Minha filha foi a primeira a ser vacinada e agora está mais segura. A dengue está muito forte e temos que proteger nossas crianças e cuidar das nossas casas, disse ela.
“Tivemos um acréscimo de 120% do número de casos da doença em comparação com este mesmo período em 2023 e criamos em janeiro os Gabinetes contra a Dengue”, comentou o governador. “Sabemos que o maior foco está no lixo nas casas, na água parada. Então todos precisam fazer a sua parte. Não é admissível que morram pessoas por picada de mosquito. ” A respeito das notícias falsas sobre as vacinas, o governador enfatizou: “Não dêem ouvidos às fake news. Não é possível que em 2024 ainda duvidem de vacinas que são amplamente testadas e com todos os cuidados previstos.
Já o prefeito Vilmar Mariano lembrou que o Brasil é o primeiro País a ofertar vacinação contra a dengue na Saúde Pública, e completou: “Isso é um privilégio para os brasileiros e todos os pais e responsáveis devem levar suas crianças de 10 e 11 anos para receber essa proteção gratuita, segura e fundamental. Nós estamos trabalhando e apoiando o pessoal da Saúde em mais esse desafio para salvar vidas o mais rápido possível. E estamos conseguindo grandes vitórias”.