O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 11 de agosto de 2024
Solução ineficaz

Empresas mentiram sobre reciclagem de plástico, revela estudo

Feito de petróleo, o plástico apresenta dificuldades consideráveis para ser reciclado

Postado em 19 de fevereiro de 2024 por Carlos Monteiro
IMG 5882
Empresas mentiram sobre reciclagem de plástico

Um relatório de 68 páginas publicado recentemente choca ao revelar que as empresas produtoras de plástico sabiam que a reciclagem não era uma solução eficaz para lidar com o material, mas mantiveram esse conhecimento em segredo por décadas.

O estudo, que investigou principalmente petrolíferas e petroquímicas, denuncia que enquanto as companhias enalteciam práticas sustentáveis em suas campanhas publicitárias, nos bastidores, seus executivos sabiam que a reciclagem de plástico não era viável nem econômica nem tecnicamente.

Feito de petróleo, o plástico apresenta dificuldades consideráveis para ser reciclado. Seus milhares de componentes químicos não podem ser tratados juntos, e a separação desses componentes é quase impossível e extremamente cara.

Em outras palavras, produzir plástico novo pode ser mais barato do que reciclá-lo. Além disso, o material se degrada a cada vez que é usado, o que significa que só pode ser reutilizado uma ou duas vezes.

Diante do exposto, o estudo propõe uma mudança radical de paradigma: reduzir drasticamente a produção e o consumo de plástico.

Ao longo da história, menos de 10% do plástico do mundo foi reciclado. Estima-se que 12 milhões de toneladas desse material vão parar nos oceanos a cada ano.

O relatório é um duro golpe para a indústria do plástico e um chamado à ação para todos nós. É hora de repensar nossa relação com esse material e buscar alternativas mais sustentáveis.

O que podemos fazer?

Veja também