Procon Goiás e Inmetro fiscalizam postos de combustíveis em Goiânia e região metropolitana
Os agentes fizeram testes de litragem, verificando a quantidade de combustível que sai da bomba diretamente para os tanques dos veículos
Na última segunda-feira (4), o Procon Goiás e o Inmetro iniciaram uma ação em postos de combustíveis de Goiânia e região metropolitana. A fiscalização fez testes de litragem, verificando a quantidade de combustível que sai da bomba diretamente para os tanques dos veículos.
Os agentes também fizeram testes de qualidade dos combustíveis, para analisar a concentração de etanol misturado na gasolina. Outros pontos avaliados pelo Procon e pelo Inmetro é o armazenamento dos combustíveis, validade de óleos e outros produtos que estiverem sendo comercializados, além de informações como preços e formas de pagamento contidas nas placas e bombas dos estabelecimentos.
Segundo o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, as ações feitas na última segunda-feira foram mais intensificadas. “Embora haja o livre mercado e concorrência, estamos de olho, embasados pelo Código de Defesa do Consumidor, para equilibrar as relações e garantir que não haja prejuízo ao consumidor. Se for constatada abusividade, o estabelecimento será autuado”, garante o superintendente.
A operação ocorrerá durante toda essa semana. Em caso de denúncias, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 151, para atendimento em Goiânia, é (62) 32017124. Para o interior do Estado as denúncias podem ser feitas pela internet, via Procon Web.