Lula compara oposições do Brasil e da Venezuela: ‘nada vale’
A declaração foi feita antes da recepção de Pedro Sanchéz, primeiro-ministro da Espanha, no Palácio do Planalto
Antes de recepcionar, no Palácio do Planalto, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchéz, nesta quarta-feira (06/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu a indagações de jornalistas.
Uma delas, por sinal, se destacou: o chefe do Executivo, ao ser questionado sobre a confiabilidade das eleições venezuelanas e sobre os candidatos que se opõem a Maduro, disse que “nada” valeria caso os opositores do país se comportassem da mesma maneira que a oposição brasileira.
“O que eles [Venezuela] me disseram, da reunião que tive na Celac [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos], é que vão convidar olheiros do mundo inteiro. Mas se o candidato da oposição tiver o mesmo comportamento que o nosso aqui, nada vale”, disse ele, sem considerar a inelegibilidade de Corina Machado, líder da oposição da Venezuela.
Após a declaração, Lula se retirou para recepcionar Sanchéz.
Na última terça-feira (5), as eleições presidenciais venezuelanas, as quais acontecerão em 28 de julho deste ano, foram confirmadas pela Comissão Nacional Eleitoral da Venezuela.