Foi aprovada a criação de Área de Proteção Ambiental no Parque dos Pirineus
As águas do Parque dos Pirineus são banhadas pelas Bacias Tocantins e Paraná
O Parque Estadual dos Pireneus (PEP) é localizado entre os municípios de Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás. É conhecido por abrigar diversas cachoeiras banhadas pelas Bacias Tocantins e Paraná. É destino importante de muitos turistas e contribui para o ecoturismo na região em busca de passeios naturais, além disso, possui o segundo maior ponto mais alto do estado com altitude de 1.380 metros
Devido ao valor hídrico e ambiental do parque, foi instituído este ano pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) os planos de manejo do Parque Estadual dos Pireneus e da Área de Proteção Ambiental (APA) dos Pireneus. De acordo com a Semad, foram feitas duas oficinas presenciais com representantes dos conselhos consultivos das unidades e duas consultas públicas híbridas, abertas à sociedade a fim de determinar a nova área.
O plano de manejo é o documento técnico feito com base nos objetivos gerais de uma unidade de conservação (UC) e estabelece zoneamento e as normas que devem ser obedecidas no uso da área, como o manejo dos recursos naturais. Além disso, o documento também se refere às implantações de estruturas físicas nas UCs. Descreve a missão da área, ao identificar o seu propósito, a sua significância, os recursos dessa área e os valores fundamentais da região.
A Área de Proteção Ambiental (APA) dos Pireneus cobre um território de cerca de 23 mil hectares. A função principal é proteger o entorno do Parque Estadual dos Pireneus. Além disso, visa disciplinar o turismo ecológico e fomentar educação ambiental, preservar culturas e tradições locais, disciplinar atividades locais e melhorar a qualidade de vida dos residentes da região.