Vanderlan dá início a sequência de movimentações por Goiânia
Senador figura entre os pré-candidatos à prefeitura da Capital. Nos últimos dias, porém, ganhou força comentário de que ele poderia recuar da disputa para indicar o vice da chapa petista, encabeçada pela deputada federal Adriana Accorsi
O senador Vanderlan Cardoso está entre os nomes mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2024. Isso não significa, porém, que o político irá, de fato, concorrer. Ainda paira no ar uma certa dúvida no que diz respeito a sua participação no pleito. A princípio, o político era visto como ‘o mais certo’ dos nomes na briga por Goiânia. No entanto, após uma sequência de conversas com o núcleo petista, que terá como nome na disputa a pré-candidata, Adriana Accorsi, Cardoso parece ter desacelerado.
Nos bastidores da política goianiense, circula a informação de que Vanderlan estaria, sobretudo, em fase de ‘negociação’. O senador, apesar de bem avaliado na capital, pode decidir apostar em um plano politicamente mais robusto: o de se candidatar ao governo de Goiás em 2026. Se decidir por esse caminho, seria mais vantajoso recuar agora e garantir o apoio do time petista na briga daquele ano. Mas tudo não passa, por enquanto, de mera especulação.
Os sinais, para outros, são mais do que claros: o peesedista estará, sim, na disputa. O argumento ganhou força a partir das movimentações recentes do senador na capital. O político realizou, na última segunda-feira, 18, uma série de visitas a projetos sociais e de assistência à comunidade.
A primeira parada foi no Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (CECOM), onde o senador destinou recursos para a aquisição de diversos equipamentos. Em seguida, Vanderlan e sua equipe estiveram no Centro de Reabilitação São Paulo (Crespa), uma instituição que atende jovens e adultos com deficiência. O senador destinou R$ 300 mil para a construção da cobertura da quadra de esportes da instituição.
Por fim, Vanderlan visitou o Centro de Orientação e Reabilitação ao Encefalopata (Corae), que foi beneficiado com R$ 550 mil, sendo que uma parte foi destinada para aquisição de equipamentos para o consultório odontológico. No mesmo dia outras três instituições também foram beneficiadas. Todas elas situadas em Goiânia.
Vale lembrar que a peregrinação mais incisiva do político vem na esteira de um movimento reativo por parte de lideranças do PSD. Conforme mostrado pela reportagem do jornal O Hoje, uma ala do PSD trabalha com a hipótese de apoiar o nome indicado pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para disputa em Goiânia. No entanto, essa possibilidade só seria consolidada caso o senador, presidente do diretório estadual da legenda, indicasse correligionário para compor a chapa da pré-candidata do PT.
Conforme revelado, Accorsi confirmou a informação de que Vanderlan poderia indicar seu vice e que o nome mais cotado seria o do ex-deputado estadual Samuel Almeida, membro da Igreja Assembleia de Deus e irmão do pastor Abnair Almeida.
“Sim, existe e fiquei feliz. Samuel é um nome de grande representatividade no meio político e evangélico”, disse Accorsi ao HOJE no início de março. Segundo ela, o andamento da conversa é bom. Na ocasião, também negou contrapartidas como a de o PT apoiar Izaura Cardoso à Prefeitura de Senador Canedo. “Para mim não foi colocada essa contrapartida, mas tudo pode ser conversado”, afirmou. “Até as convenções podemos continuar as conversas.”