Conheça a origem do Dia do Bombeiro
Os bombeiros resgatam animais em perigo e auxiliam pessoas em situações de grande estresse
Anualmente, celebramos o Dia do Bombeiro Brasileiro em 2 de julho para homenagear os heróis que arriscam suas vidas protegendo pessoas, cidades e florestas de incêndios, desastres naturais, desabamentos e outras emergências.
Além disso, os bombeiros, além de combaterem incêndios, desenvolvem projetos sociais e educativos que melhoram a qualidade de vida da comunidade.
Eles também resgatam animais em perigo e auxiliam pessoas em situações de grande estresse, como tentativas de suicídio, afogamentos, desaparecimentos e traumas causados por acidentes.
Origem da data
Escolhemos o Dia do Bombeiro Brasileiro, comemorado em 2 de julho, para homenagear a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Inauguraram-no nessa data em 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas.
Oficialmente, o Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954, instituiu essa data. Além disso, o mesmo decreto também estabeleceu a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Antes da regulamentação do serviço de bombeiros pelo Decreto Imperial nº 1.775, assinado pelo Imperador D. Pedro II, combatíamos incêndios de forma bem mais rudimentar, ou seja, ao som dos sinos, homens, mulheres e crianças formavam filas nos poços mais próximos e passavam baldes de água de mão em mão até o local do fogo.