sexta-feira, 25 de setembro de 2026
neste sábado

Bloco em Goiânia reforça inclusão de PCDs no Carnaval

Evento do Coletivo PCD GYN realiza segunda edição com foco em acessibilidade e integra mobilização para a 1ª Parada PCD da capital

Luana Avelarpor em
Bloco em Goiânia reforça inclusão de PCDs no Carnaval
Foto: divulgação

Neste sábado (21), após o feriado de Carnaval, Goiânia recebe a segunda edição do Bloco Ninguém de Fora, iniciativa do Coletivo PCD GYN que associa celebração e reivindicação de direitos. O encontro acontece das 14h às 18h, na sede da APC+ Brasil, na Rua 101-A, nº 4, no Setor Sul, em viela em frente à creche do Tribunal de Justiça.

Após a estreia em 2025, o bloco retorna com uma formulação explícita: ocupar o Carnaval como espaço de visibilidade e de exercício de cidadania por pessoas com deficiência. Em um país que consagra a festa como patrimônio cultural, o coletivo sustenta que o direito à cultura implica também o direito ao acesso, à permanência e à segurança.

“O Carnaval é de todos e todas. E ninguém pode ficar de fora dessa celebração”, afirmam os organizadores. A frase sintetiza o princípio que orienta a iniciativa: reconhecer pessoas com deficiência como sujeitos de direitos culturais, capazes de participar da vida pública em igualdade de condições.

Bloco
Foto: divulgação

A programação prevê concurso de fantasia, apresentações musicais e participação do Batuque Feminista, distribuídos ao longo de quatro horas. A entrada é gratuita e aberta à comunidade, reunindo pessoas com deficiência, familiares, amigos e apoiadores da causa PCD.

A realização do bloco dialoga com um contexto mais amplo. A violência contra a pessoa com deficiência pode ocorrer por meio de atos ou omissões que resultem em danos físicos, psicológicos, morais ou sociais. No Carnaval, situações como aglomerações, consumo de álcool e ausência de acessibilidade adequada podem implicar riscos e vulnerabilidades.

Entre os episódios recorrentes estão desrespeito e discriminação, com piadas, ofensas ou tratamento vexatório; agressões físicas e empurrões em meio às multidões; abandono ou negligência por parte de acompanhantes; impedimento de acesso a espaços públicos por falta de estrutura apropriada; além de situações de aproveitamento e abuso, inclusive financeiro ou sexual.

A proteção e o respeito às pessoas com deficiência são assegurados pela Constituição Federal e pela Lei Brasileira de Inclusão, a Lei nº 13.146, de 2015, que estabelece o direito à acessibilidade e à participação social plena. Ao promover um espaço estruturado para acolher diferentes públicos, o Bloco Ninguém de Fora insere a pauta da proteção no centro do debate carnavalesco.

Bloco
Foto: divulgação

Rumo à 1ª Parada PCD de Goiânia

O evento também integra a mobilização rumo à 1ª Parada PCD de Goiânia, iniciativa inédita que busca consolidar um espaço permanente de celebração e afirmação de direitos. Ao conjugar festa e posicionamento público, o bloco reafirma que a inclusão não é concessão, mas obrigação legal e compromisso coletivo.

Leia mais: Esparta oferece oficina gratuita de circo para crianças

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

ENTRETENIMENTO

Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

Evento será realizado em 12 de dezembro e terá shows, DJs, open bar e open churrasco premium
Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

BENEFÍCIOS PROS AU-MIGOS

Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

Serviço oferece acesso a clínicas e hospitais veterinários mediante mensalidade; 92% dos brasilei...
Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

Previsões indicam oportunidades no trabalho, conversas importantes no amor e atenção antes de tom...
rosto

saúde

Seu rosto precisa mesmo seguir uma tendência? Médico explica os riscos de mudar a fisionomia por influência das redes

Autor de "Seu rosto não é moda" explica por que o algoritmo sabe o que está na moda, mas não o q...
Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

após Sessão da Saudade

Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

Médico e escritor de 83 anos pretende concorrer à vaga 32, que pertenceu a Ariano Suassuna antes d...
Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

JÁ TINHA RELATADO FALHAS

Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

Homem afirmou que piloto já havia relatado falhas principalmente em dias de chuva; documentos apont...
Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

SERTANEJO

Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

Festival será realizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada no dia 12 de dezembro
Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

REALITY SHOW

Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

Sexta temporada já foi gravada e deverá estrear em 2027, novamente com Camila Queiroz e Klebber To...