O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 15 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Assédio bancário

Senado analisa proibir bancos oferecerem crédito via ligação

Comissão analisa o projeto da senadora Damares Alves

Postado em 3 de julho de 2024 por Thiago Borges
Reunião da CTFC Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado irá analisar um projeto de lei (PL nº 133/24) que pretende proibir os bancos a poderem oferecer empréstimos aos seus clientes – que não desejam – via ligações telefônicas e mensagens eletrônicas. 

O projeto é de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A matéria seria votada nesta quarta-feira (3), porém, pela falta de quórum de senadores, a votação foi adiada. Ela deve acontecer na próxima reunião da CTFC, que ainda não tem prazo estipulado. 

Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp

O relator do projeto é o senador Jaime Bagatolli (PL-RO), que votou a favor da proposta. Entretanto, como a etapa de discussão do texto continua em aberto, o relator pode mudar seu voto. Além disso, o prazo de recebimento de emendas também não foi fechado.

O resultado da votação terá o valor de uma decisão do Senado, pois foi à comissão em decisão terminativa. Caso seja aprovado sem recurso, o projeto vai direto à Câmara dos Deputados. Caso contrário, passará pelo plenário do Senado. 

Sobre o projeto

A matéria também determina a criação de cadastro centralizado de consumidores, dessa forma, objetivando impedir o assédio dos bancos. As pessoas físicas deverão se manifestar para serem incluídas no cadastro, e assim não receberem as ofertas. 

Leia mais:

Preço de produtos de pesca e camping varia até 447% em Goiás

Carla Zambelli chama deputada Benedita de Chica da Silva

Bolsonaro critica Lula e fala de taxação da picanha

Descubra o império empresarial de Pablo Marçal com escolas, resort e imobiliárias

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também