O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Prevenção das hepatites virais

Estado realiza ações de prevenção às hepatites c

Ações envolvem realização de teste rápido, que contribui para diagnóstico de hepatites B e C

Postado em 4 de julho de 2024 por Tathyane Melo
Ações envolvem realização de teste rápido

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza neste mês uma série de ações voltadas à prevenção e tratamento das hepatites virais. As atividades integram a programação da campanha Julho Amarelo, realizada em todo estado com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a gravidade dessa enfermidade e a importância da adoção de medidas preventivas, monitoramento e diagnóstico precoce.

Hepatites Virais

A hepatite viral é um grave problema de saúde pública. Ela acomete o fígado, causando inflamação que pode variar de leve a acentuada. Grande parte dos portadores de hepatite viral não sabe que está com a doença pelo fato de ser uma infecção silenciosa, que inicialmente não apresenta sintomas clínicos evidentes.

Existem cinco vírus causadores das hepatites (A, B, C, D e E). A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Paula dos Santos Pereira, informa que a doença pode evoluir para a forma crônica, quando o agente for o vírus da hepatite B (HBV) ou o vírus da hepatite C (HCV).

A transmissão da hepatite B pode ocorrer pelo compartilhamento de agulhas, seringas e material de manicure e pedicure; pela relação sexual, o que a caracteriza como uma doença sexualmente transmissível; e, também, pela forma vertical, de mãe para o filho, durante a gestação. Já a transmissão do vírus da hepatite C acontece principalmente pela via parenteral.

Prevenção e Tratamento

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) 2022 indicam que, em 2022, cerca de 254 milhões de pessoas no mundo são portadores de hepatite B e aproximadamente 50 milhões têm a hepatite C.

Em Goiás, conforme as notificações da SES-GO, entre 2019 e 2023 foram confirmados 3.430 casos de hepatites B e C. Desses, 1.688 (49,2%) são casos de hepatite B e 1.742 (50,8%) de hepatite C.

Paula dos Santos Pereira assinala que a SES-GO atua continuamente com o desenvolvimento de ações preventivas à hepatite B, em especial com a realização de testes rápidos e com a distribuição de preservativos.

Teste rápidos e vacina de hepatites

Os testes rápidos, eficazes no diagnóstico dos vírus B e C, são realizados em todas as unidades básicas de saúde do estado. Já os preservativos são distribuídos em eventos realizados durante todo o ano em auditórios, universidades, shoppings, parques e terminais rodoviários, entre outros locais de grande aglomeração.

A hepatite B pode ser prevenida por meio de vacina, disponibilizada pela SES-GO para bebês, adolescentes, adultos e gestantes não-vacinadas. A superintendente enfatiza as pessoas com diagnóstico de hepatite viral são encaminhadas para o tratamento nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) totalizando 22 serviços distribuídos nos municípios do Estado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também