Picape com material radioativo é furtada em São Paulo
O veículo transportava cinco embalagens de geradores de radiofármacos, utilizados em exames de medicina nuclear
Uma picape que transportava material radioativo foi furtada na capital paulista no último domingo (30). O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que alerta para os riscos do material à saúde caso seja manuseado de forma inadequada.
Segundo boletim de ocorrência do caso, o condutor da picape afirmou ter estacionado o carro da Medical em frente a sua casa no Jardim Bandeirante, na Zona Leste de São Paulo, na noite de sábado (29). O homem disse que acordou por volta das 7h30 no domingo para passear com o cachorro da família, mas “notou que o veículo não estava mais no local em que estacionou anteriormente”.
O veículo, que pertence à empresa Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda., transportava cinco embalagens de geradores de radiofármacos, utilizados em exames de medicina nuclear.
Nesta quinta-feira (4), a CNEN, um órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com sede em Brasília, publicou um aviso em seu site oficial para alertar as pessoas sobre os riscos à saúde associados à manipulação de produtos:
Segundo a CNEN, o material está acondicionado em embalagens de chumbo que impedem a emissão de radiação ao ambiente, mas a manipulação inadequada pode causar danos à saúde.
“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, informa a nota da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
A empresa proprietária do veículo informou que está colaborando com as investigações e que os produtos furtados oferecem risco apenas se forem retirados das embalagens. A CNEN orienta que, em caso de encontrar o material radioativo, a população mantenha distância segura e entre em contato com o órgão.
“Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente à CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia”, continua o comunicado do órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações.
“No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante”, termina a nota da CNEN.