Ação solidária disponibiliza 2 mil ingressos para o Deu Praia
Governo de Goiás promove campanha de doação para Festival Deu Praia

As pessoas que doarem sangue, leite longa vida, e livros literários em bom estado de conservação, serão convidados especiais para a edição do Festival Deu Praia, que começa nesta quarta-feira (10) e se estende até domingo (14) no Goiânia Arena. O Governo de Goiás disponibilizará 2 mil ingressos para o evento. A iniciativa é das Secretarias de Estado da Cultura (Secult), de Esporte e Lazer (Seel), da Saúde (SES), Hemocentro, e pelo programa Goiás Social.
Dos 2 mil ingressos da campanha, 1 mil serão trocados por leite, 600 por livros e 400 destinados para doações ao Hemocentro de Goiás, mediante agendamento. A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, explica que a Secult ganhou os ingressos e optou por realizar a campanha solidária e firmar a parceria com o Hemocentro para democratizar o acesso à cultura e, ao mesmo tempo, ajudar aqueles que precisam.
“Além de ajudar quem necessita de doação de sangue, como fizemos em 2023, desta vez ampliamos a iniciativa. Vamos reunir livros para o nosso Sistema de Bibliotecas, que doa exemplares a bibliotecas de todo o Estado”, afima Yara Nunes.

Segundo a diretora técnica do Hemocentro de Goiás, Ana Cristina Novais, a ação é uma oportunidade para captar novos doadores e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. “Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Além disso, é fundamental para manter os estoques abastecidos e atender as demandas das unidades de saúde em Goiás”, reforça a diretora.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Rudson Rosa Guerra, o Deu Praia é um evento já consolidado no calendário de Goiás e que atrai um grande público, portanto é mais uma oportunidade de unir esporte e lazer para fazer a promoção social.
“Desde o início da gestão do governador Ronaldo Caiado, em 2019, buscamos aliar a utilização dos espaços esportivos do Estado para eventos de lazer com arrecadações que possam assistir aos goianos em situação de vulnerabilidade, que é um trabalho liderado pela primeira-dama Gracinha Caiado”, frisa o titular da Seel.

Campanha
Para participar da campanha, com a doação de sangue, o interessado deve agendar o atendimento no site https://agenda.hemocentro.org.br/secultdeupraia para o dia correspondente ao ingresso desejado.
Já para cada 2 livros doados, a pessoa recebe 1 ingresso do Deu Praia. São aceitas obras de literatura, literatura infantil e infantojuvenil, e gibis em bom estado de conservação. Quem for doar livros deve entregá-los entre quarta (10/07) e sexta-feira (12/07), das 08 às 17 horas, na Biblioteca Pio Vargas, que fica no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, no Centro de Goiânia.
A doação da caixa de leite longa vida deve ser entregue na entrada do Goiânia Arena, entre os dias 10 e 12 de julho, das 18 às 22 horas, ou até quando durarem os ingressos. É importante ressaltar que o alimento deve estar dentro do prazo de validade.