Escola de Iporá se destaca em prêmio nacional de educação ambiental
Experiência pedagógica foi classificada para a semifinal concorrendo com outras 800 propostas inscritas e entra agora na fase de execução

Um projeto de educação ambiental idealizado por uma professora do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Osório Raimundo de Lima, em Iporá, foi selecionado para a semifinal do prêmio Liga Steam. A iniciativa, que utiliza jogos educativos na plataforma Scratch e a construção de lixeiras para estimular a coleta seletiva, se destaca entre as 800 propostas inscritas na premiação.
O trabalho foi elaborado pela professora Daniela Cristina de Sousa Marques e será desenvolvido no segundo semestre deste ano com a turma da 2ª série do Ensino Médio. A docente, experiente nas áreas de Matemática, Física e Pedagogia, atua como professora de Robótica Educacional e laboratorista na instituição.
“O nosso projeto consiste em desenvolver a educação ambiental por meio de jogos educativos na plataforma Scratch e da construção de lixeiras para estimular a coleta seletiva”, explica a educadora.
Daniela conta que o primeiro passo da ação pedagógica será a oferta de uma formação para os alunos da unidade escolar para conscientizá-los sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem de materiais e para que eles aprendam a desenvolver um jogo educativo utilizando a linguagem de programação em bloco (Scratch).
Panfletos e lixeiras
Na parte prática, a equipe realizará visitas guiadas ao parque municipal e ao aterro sanitário da cidade, registrando tudo em fotos e vídeos. De acordo com a professora, também serão confeccionados panfletos educativos para distribuição no Cepi e na cidade.
“Em seguida, vamos propor o desenvolvimento de pelo menos três jogos virtuais com essa temática e os estudantes irão confeccionar as lixeiras a partir do reaproveitamento de latas e canos de PVC”, comenta Daniela.
A equipe selecionou o trabalho entre 800 projetos e o finalizará em setembro, com uma apresentação para toda a comunidade escolar e outras instituições de ensino da rede municipal. “Essa iniciativa tem o intuito de promover a Educação Ambiental em nossa comunidade e eu fiquei muito feliz com o fato de uma escola do interior de Goiás alcançar essa visibilidade tão importante”, diz a professora.
Segunda etapa e premiação
A segunda etapa do prêmio Liga Steam selecionará apenas 10 projetos entre os 150 escolhidos. A disputa reúne escolas de 15 estados brasileiros. O resultado final será divulgado no dia 22 de novembro.
O prêmio Liga Steam é uma iniciativa nacional da Fundação ArcelorMittal, em parceria com outras instituições, e tem como objetivo valorizar a abordagem Steam na educação, além de incentivar soluções para os desafios das comunidades. Organizadores promovem edição com o tema “Pensar Agora nos Limites do Planeta é Bom Pro Mundo” para estimular a reflexão sobre as mudanças climáticas e a COP 30 em Belém em 2025.