O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Paralisação

Servidores do INSS iniciam greve e beneficiários serão afetados

Greve nacional dos servidores do INSS pode impactar também na realização das perícias médicas

Postado em 12 de julho de 2024 por Alexandre Paes
Greve nacional dos servidores do INSS pode impactar também na realização das perícias médicas | Foto: Adobe Stock

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram nesta semana uma greve nacional. A paralisação ocorre por falta de acordo com o governo federal sobre reajuste salarial e atinge tanto os servidores que trabalham presencialmente nas agências quanto os que atuam em home office.

Ao todo, a instituição mantém 19 mil servidores ativos. São 15 mil técnicos responsáveis por quase a totalidade dos serviços do INSS e mais 4 mil analistas. Cerca de 50% dos trabalhadores atualmente ainda estão no sistema de trabalho remoto, mas o sindicato diz também que os servidores do home office também estão aderindo à greve.

“A partir de agora, tratando-se de uma greve nacional que envolve tanto os servidores das agências presenciais quanto os que trabalham em home office, a análise da concessão de benefícios pode atrasar ainda mais”, contou a advogada previdenciarista, Amelina Prado.

Além do reajuste salarial, eles também pedem o enquadramento do cargo de técnico do seguro social como carreira típica de Estado e melhores condições de trabalho. Sem o atendimento regular, muitos segurados ficam desassistidos, enfrentando dificuldades financeiras enquanto aguardam a resolução de seus pedidos. Além disso, a falta de atendimento presencial prejudica aqueles que não têm acesso ou familiaridade com os serviços digitais do INSS.

Além do atraso na análise dos benefícios previdenciários, a greve nacional dos servidores do INSS pode impactar também na realização das perícias médicas. “Com isso, aquelas pessoas que ingressaram com pedido de aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), análise de recursos e revisões, podem ficar prejudicadas nesse período de greve”, relata a advogada.

Caso as perícias sejam adiadas ou deixem de ser marcadas para as novas solicitações, isso também poderá acarretar atraso na análise e concessão dos benefícios para os segurados. Amelina esclarece ainda que apesar das inúmeras rodadas de negociação com o governo, não houve acordo quanto ao reajuste salarial da categoria. 

A entidade ressalta que mais de 100 serviços do INSS podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular (app) e desktop. Além disso, também é possível entrar em contato pela Central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também