Baixa procura por vacina contra dengue preocupa autoridades em Goiás
Só neste ano, mais de 300 mortes pela dengue foram registradas em Goiás.
Nesta segunda-feira (15/07), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), deu início à distribuição de mais 38.721 doses da vacina Qdenga. O Ministério da Saúde repassará as doses para os 246 municípios goianos aplicarem a primeira e segunda dose no esquema de vacinação contra a dengue.
Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, ressalta a importância da vacinação completa para garantir proteção eficaz contra a doença. A vacina Qdenga está disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, além de adultos até 59 anos. Que foram incluídos na ampliação do público-alvo em abril.
É obrigatório que os municípios registrem as doses aplicadas no sistema de informação do Ministério da Saúde para receberem as doses necessárias à complementação do esquema vacinal.
Baixa procura da população
Apesar do avanço alarmante de 355% nos casos de dengue em 2024 em comparação com o ano anterior. Com 390.019 casos notificados e 242.587 confirmados, a SES-GO destaca que há baixa adesão à vacinação. Mais de 118 mil pessoas em Goiás ainda não receberam a segunda dose da Qdenga, essencial para proteção contínua contra a doença.
A Superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás Flúvia Amorim enfatiza a necessidade urgente de maior adesão à vacinação:
“Apesar de termos passado do período crítico, os casos de dengue continuam ocorrendo”.