O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Programa Nacional de Imunização

Saúde da Capital orienta para atualização do cartão de vacina nas férias

Goiânia oferece 20 tipos que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) em 68 salas de atendimento

Postado em 16 de julho de 2024 por Thais Cristina Teixeira
10 abre Pedro Pinheiro O Hoje
A OMS aponta que a carteira de vacinação em dia pode prevenir anualmente entre 2 a 3 milhões de mortes por doenças que já possuem vacina | Foto: Pedro Pinheiro/O HOJE

A fim de garantir que adultos, jovens e crianças não contraiam doenças contagiosas durante viagens e momentos de lazer, agentes de saúde de Goiânia destacam a importância de aproveitar as férias escolares  de julho para atualizar o cartão de vacina.

Goiânia dispõe de 68 salas de vacinação estrategicamente distribuídas. No total, são 20 tipos de vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), que estão disponíveis para serem aplicadas seguindo o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) e, em alguns casos, disponíveis mediante prescrição médica.

As vacinas oferecidas pelo PNI oferecem proteção contra diversas doenças infecciosas. Entre as principais vacinas disponíveis estão aquelas que previnem hepatite B, poliomielite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, influenza, covid-19, tétano, coqueluche, difteria, catapora, meningite, entre outras, conforme o calendário nacional de vacinação. 

Além das vacinas, o município oferece também três tipos de imunoglobulinas essenciais para a proteção contra doenças específicas. Entre elas estão a anti-hepatite B, anti-rábica e antitetânica. Também disponibiliza o soro anti-rábico e o soro antitetânico.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a carteira de vacinação em dia pode prevenir anualmente entre 2 a 3 milhões de mortes causadas por doenças que já possuem cobertura vacinal. Essa estimativa reflete não apenas a eficácia das vacinas em proteger indivíduos vacinados, mas também o efeito da imunidade coletiva, onde a proteção se estende àqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde ou idade.  

De acordo com o MS, é fundamental manter o cartão de vacinação em dia, especialmente neste período, quando muitas pessoas viajam. Segundo a entidade, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças graves e possíveis surtos. A secretaria reforça que mesmo quem não planeja viajar deve aproveitar o período para atualizar a caderneta vacinal. 

Confira a finalidade das vacinas ofertadas em Goiânia

  • BCG: protege contra formas graves de tuberculose;
  • Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (causadora de meningite);
  • Trivalente: protege contra influenza;
  • Moderna: protege contra a Covid-19;
  • Meningocócica: protege contra os tipos mais comuns de meningite meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y;
  • VIP: protege contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite;
  • VOP: protege contra os sorotipos 1 e 3 da poliomielite;
  • Dupla Adulto (dT): protege contra difteria e tétano;
  • Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
  • Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche;
  • dTpa: administrada em gestantes, protege contra difteria, tétano e coqueluche;
  • Varicela: previne contra a catapora;
  • Febre amarela: protege contra a doença e é recomendada para pessoas que vão se deslocar para áreas com recomendação de vacinação.

Fonte: SMS Goiânia 

Veja também