Autistas podem emitir cartão de estacionamento especial
É gratuito, tem a validade de cinco anos e estará disponível em 170 cidades
![autismo](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2024/08/autismo.png)
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-go) iniciou, nesta semana, à emissão do cartão de estacionamento especial para responsáveis e motoristas com transtorno do espectro autista(TEA). O cartão estará disponível em 170 cidades e é gratuito com validade de cinco anos.
Para garantir o cartão é necessário o relatório médico, documento de identificação com foto e CPF da pessoa com TEA e do seu representante legal, se for o caso.
Para facilitar o acesso dos moradores de municípios que não estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, o Detran tem firmado convênios. As cidades que não possuem secretarias ou superintendências municipais de trânsito podem emitir o cartão nas Ciretrans ou no Vapt Vupt.
![Mensagem WhatsApp FINAL 05 1 29](https://ohoje.com/old/public/imagens/fotos/amp/2024/07/Mensagem-WhatsApp-FINAL-05-1-29-1024x136.png)
A determinação está regulada na Portaria 759/2024, assinada pelo presidente da autarquia, Delegado Waldir, no último dia 10 de julho. “Nosso objetivo é universalizar os serviços e aproximar o Detran da população, garantindo o direito de todos”, pontua o presidente do Detran, Delegado Waldir
Concederemos o cartão ao condutor autista ou ao motorista do veículo que o transporta. Eles devem usar o cartão para estacionar em vaga especial obedecendo à sinalização vigente.